A CineEducArt, empresa que atua na área de arte e cultura, realizará, entre os dias 16 e 18 deste mês, quatro encontros visando ouvir a população na elaboração do Plano Museológico para a implantação do Museu da Imagem, Som e Comunicação Alcides Mazzini (Musicam) de Araçatuba.
Haverá reuniões no dia 16, às 19h, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP). No dia 17 serão dois encontros: às 14h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, e às 19h, no MAAP. No dia 18 será no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, a partir das 14h.
ESCUTAS ATIVAS
As escutas ativas serão conduzidas pela museóloga Shari Carneiro de Almeida, servidora pública do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela é mestre em Conservação e Restauro pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).
“Nessas rodas de conversa, em diferentes espaços culturais, a contribuição da comunidade será a base para criarmos um documento estratégico que definirá as diretrizes de acervo, pesquisa e comunicação, garantindo a excelência e a longevidade deste importante museu para Araçatuba”, afirmou Shari.
MUSICAM
Criado pela Lei 7.679/2014, o Musicam tem como finalidade contribuir para o resgate e preservação da história do rádio, da televisão, da fotografia, do cinema e da comunicação. Nasceu do sonho do jornalista, músico e radialista Alcides Mazzini, um entusiasta da memória e da cultura local.
O acervo reúne equipamentos, fotografias, filmes, gravações sonoras e relatos de personagens que ajudaram a construir Araçatuba e sua identidade, registrando diversas épocas da cidade e sua evolução histórica. O museu será um espaço voltado à educação, memória e criatividade.
INAUGURAÇÃO
O projeto vem sendo conduzido, desde março de 2025, pelos produtores da CineEducArt, Áurea e Alexandre Sonego. Oficinas, digitalização de materiais e formação de jovens pesquisadores fazem parte das ações que antecedem a inauguração do museu, prevista para o primeiro semestre de 2026.
“Alcides Mazzini sonhava ver o patrimônio audiovisual protegido e acessível às futuras gerações. O Musicam nasce para que ninguém precise procurar sua história no silêncio. Cada imagem, som e lembrança vão se tornam patrimônios vivos de uma cidade que se reconhece e se reinventa”, afirmou Alexandre.
A implantação do Musicam é um projeto realizado com fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC-SP) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. É uma realização do CultSP, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e Ministério da Cultura.