A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu sete chamadas públicas com objetivo de selecionar 41 projetos culturais que serão financiados com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC). Os investimentos somam mais de R$ 2 milhões.
As inscrições devem ser feitas até as 17h do dia 24 de outubro, exclusivamente pelo Sistema Municipal de Fomento à Cultura de Araçatuba, o FomentAraçá, por meio do site www.aracatuba.sp.gov.br/cultura/editais. Os editais completos, com todas as orientações, estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico.
O FomentAraçá é uma plataforma inédita criada para centralizar todo o processo de fomento cultural. Pelo site, artistas e produtores culturais podem inscrever os projetos, acompanhar análise e execução e fazer a prestação de contas de editais de forma simples e transparente.
SEGMENTOS
Os editais contemplam seis diferentes segmentos artísticos e culturais: Artes Cênicas, Música, Fortalecimento Cultural, Audiovisual, Artes Escritas, Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (que inclui conservação e restauro de imóveis tombados).
Podem se inscrever agentes culturais residentes na cidade. Pessoa física deve ter registro no Cadastro Municipal de Agente Cultural (CMAC), bem como pessoas jurídicas ou MEI inscritas no Cadastro Municipal de Entidades de Natureza Cultural (CEC), observadas as demais condições estabelecidas nos editais.
Os projetos serão analisados pela Comissão de Análise e Projetos, composta por no mínimo três pareceristas técnicos, que farão a análise de mérito cultural e comparativa dos projetos. Esclarecimentos e informações podem ser obtidos pelo e-mail fomento.cultura@aracatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3637-3736.
DIFUSÃO CULTURAL
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, os editais representam mais um passo importante na consolidação da política de fomento cultural em Araçatuba, fortalecendo o setor e ampliando o acesso à produção e difusão cultural no município.
“Com o FomentAraçá, os agentes culturais têm um canal direto, transparente e acessível para inscrever e acompanhar seus projetos. Esse investimento fortalece o cenário local, impulsiona a cadeia produtiva, gerando emprego e renda vinculado ao setor cultural, além de fortalecer nossos agentes culturais, consolidando Araçatuba como um polo de desenvolvimento cultural”, ressaltou.