Araçatuba será palco de uma grande celebração da música percussiva neste domingo (5), com a 13ª edição do Batucando Araçatuba. O evento deve reunir cerca de 300 instrumentistas em uma apresentação coletiva no estacionamento do Shopping Praça Nova, a partir das 17h30.
A entrada é gratuita.
Considerado um dos maiores encontros musicais da região, o projeto é idealizado e organizado pelo músico Daniel Freitas. A realização é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio do Sesc e do centro de compras.
O Batucando terá músicos de diferentes idades e níveis de experiência, formando uma grande orquestra. Além de bateristas, haverá guitarristas, baixistas, tecladistas e cajoneros. No repertório, sucessos que representam gêneros como pop, rock, música brasileira, gospel e instrumental.
PARTICIPANTES
O evento terá participações especiais da Banda Municipal Bruno Zago, Orquestra Jovem de Repertório Livre, Associação de Artes e Música de Araçatuba (Fama) e Banda Marcial da Fundação Mirim. Também estarão presentes alunos do Projeto Guri e escolas de música da região.
Haverá ainda cantores como Brunno Carvalho, Fabinho Messias – presente desde a primeira edição –, Carlos Amadeu, entre outros, além de um time de oito backing vocals coordenados por Wilbur, de Araçatuba. Para eternizar este dia, será realizada a gravação de um videoclipe.
ROCK BRAZUCA
O Batucando Araçatuba será encerrado com a banda Jack Tekila, às 20h, que apresentará clássicos de Titãs, Paralamas, Capital Inicial, Ira! e Cidade Negra, além de releituras de Tim Maia, Gilberto Gil e Cássia Eller. O repertório também inclui músicas autorais do álbum De Leve, como Algo Parecido e 2A.
Formada em 2016 com a ideia básica de juntar os metais ao rock brazuca, a banda de Ribeirão Preto é formada por Kaio Páttero (guitarra, violão e voz), Fernando Palandino (baixo), Lucas Balducci (teclado), Ed Rockz (bateria e voz), Matheus Abner (trombone) e Victor Hugo (sax).
WORSHOP
No sábado (4), músicos, estudantes e apreciadores da música poderão participar do workshop gratuito de bateria com o renomado músico Ramon Montagner. A atividade será realizada a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, destacou a importância do projeto. “O Batucando Araçatuba é um evento que celebra a música como linguagem universal, une gerações e valoriza a diversidade de estilos. O encontro será marcado por diferentes ritmos e pela energia contagiante do batuque coletivo”, afirmou.