A Biblioteca Municipal Rubens do Amaral de Araçatuba recebe a exposição “Imagens tecidas: reconstruindo as tramas da vida”, da artista Adriana Arcazas. A mostra propõe ao público um olhar sensível sobre a luta, dor, coragem e a superação de mulheres contra o câncer de mama.
A exposição reúne obras de diferentes expressões artísticas produzidas por Adriana, como artes plásticas, bordados, pinturas e artes visuais. Há também fotografias que retratam mulheres reais em tratamento oncológico, atendidas pelo projeto Onco em Ação.
A mostra está em cartaz até o dia 31 deste mês no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti. A visitação é gratuita e aberta durante o horário de funcionamento da biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.
OUTUBRO ROSA
A exposição, que celebra o Outubro Rosa, nasceu do encontro Onco em Ação, grupo de apoio que acolhe e ampara mulheres com câncer. “Cada obra é um convite à reflexão e à empatia, lembrando que a prevenção, o autocuidado e a solidariedade são essenciais na rede de apoio às mulheres”, afirmou Adriana.
Segundo a artista, por meio das artes plásticas, a cor rosa se expande em formas, volumes e símbolos que dialogam com a vida, o feminino e a transformação. No bordado, os fios se entrelaçam como metáforas de cuidado, memória e resistência silenciosa, conectando gerações e histórias.
“Já na pintura e nas artes visuais, cores e gestos expressam sentimentos profundos, revelando fragilidade, força, medo e esperança. A exposição é um espaço de encontro entre arte e vida: um manifesto poético em favor da saúde, da consciência e da celebração da mulher”, comentou.
SOBRE A ARTISTA
Adriana se considera uma artista de alma. Formada em Pedagogia, ela possui pós-graduações nas áreas de Arte e Educação e em Arteterapia. “Atuo como facilitadora de vivências e encontros em grupos, utilizando a Arteterapia como meio do exercício criativo e da expressão artística, buscando o autoconhecimento, qualidade de vida e bem estar”, explicou.
SERVIÇO
Exposição “Imagens tecidas: reconstruindo as tramas da vida”
Gratuito
Período: até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 13h às 17h.
Local: Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral