Publicado em 03 de Julho de 2023 às 11:24 Araçatuba reinaugura a Emeb Prof. Fernando Gomes de Castro após obras de reforma e adequação

Na noite desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Araçatuba realizou cerimônia de reinauguração da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof. Fernando Gomes de Castro, no Água Limpa. A escola passou por um processo de reforma e adequação. O investimento foi de R$ 1.619.876,64, provenientes de recursos municipais.

Entre os serviços executados, destacam-se a reforma da cozinha e despensa, com troca de piso, instalação de coifa e armários, a construção de uma área de serviço com lavanderia e vestiário para os funcionários, além da reforma dos sanitários dos alunos e funcionários, incluindo a construção de um sanitário acessível.

A secretaria da escola também passou por reforma, com a instalação de armários planejados, assim como a biblioteca, a sala de vídeo e a sala dos professores. Todas as salas de aula e salas administrativas receberam a execução de piso em porcelanato, proporcionando um ambiente mais agradável e propício ao aprendizado. Além disso, foi realizada uma pintura geral na escola, conferindo um aspecto renovado a todo o ambiente.

Uma das grandes melhorias implementadas foi a climatização de todos os ambientes, tanto pedagógicos quanto administrativos, garantindo um conforto térmico adequado para todos os usuários da escola. Outro destaque é a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que oferecerá aos estudantes um espaço adequado para a prática esportiva e atividades físicas.

A infraestrutura da escola também recebeu atenção, com a reforma do encanamento e a construção de uma nova fossa séptica, garantindo um sistema sanitário eficiente e adequado às necessidades da comunidade escolar. Além disso, foram realizados reparos e conservação na estrutura de madeira e cobertura do pátio, promovendo a segurança e a durabilidade do espaço.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de várias personalidades, que fizeram discursos destacando a importância da obra para a educação do município. A Câmara Municipal foi representada pela vereadora Regininha.

O prefeito municipal, Dilador Borges, ressaltou a relevância da reestruturação da escola e o compromisso da administração com a educação de qualidade. "Estamos investindo na infraestrutura das escolas, pois sabemos que um ambiente adequado contribui para a formação integral dos nossos estudantes. A Emeb Prof. Fernando Gomes de Castro está de volta, mais moderna e preparada para oferecer uma educação de excelência. A Educação é a secretaria mais importante desta administração, pois é na escola que são formados os cidadãos, os futuros profissionais que vão cuidar da nossa sociedade", declarou o prefeito Dilador Borges, que também destacou a meta de oferecer 100% de vagas em creches até o início do ano que vem.

A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, enfatizou a importância desta escola para a história de Araçatuba e afirmou que a administração tem feito um grande esforço para oferecer o melhor para alunos e professores. “Está na escrituras que quem planta o bem, colhe o bem. A educação tem esta missão.", afirmou Edna Flor.
Silvana de Souza e Souza, secretária Municipal de Educação de Araçatuba, destacou o impacto positivo que a reinauguração trará para a comunidade escolar da comunidade rural. "A escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens. Com a revitalização da Emeb Prof. Fernando Gomes de Castro, proporcionamos um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro desta parte tão nobre da cidade, aonde fui criada", ressaltou a secretária.