Araçatuba realiza evento em alusão ao Dia do Brincar

Publicado em 24 de Maio de 2024 às 14:59 Araçatuba realiza evento em alusão ao Dia do Brincar

A Prefeitura de Araçatuba e o Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância realizaram, nesta sexta-feira (24), o Dia do Brincar, em alusão ao Dia Mundial do Brincar. Trata-se de uma série de atividades voltadas a bebês e crianças com o objetivo de valorizar o brincar, especialmente as brincadeiras tradicionais.

O evento aconteceu no CEU das Artes - Estação de Cultura e Esportes "Takeshi Ussui", no Jardim Atlântico, das 7h30 às 10h30. Estiveram presentes alunos das Emebs Maria Mercedes Cassiolatto de Souza, Roseli de Oliveira e Alvino Barbosa. Algumas ações já estão acontecendo em outras unidades escolares.

A proposta do evento é trazer um resgate das brincadeiras tradicionais que trazem momento de socialização, que exigem movimentos físicos, além de valorizar a importância do brincar na natureza, do brincar livre e não dirigido, além de incentivar a brincadeira entre pais e filhos.

Além do Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância, várias secretarias participaram do movimento com atividades, entre elas, paraquedas, pista de trânsito móvel, dança, bexiga, falsa baiana, pé de lata, elástico, bolinha de gude, cama de gato, peteca, 5 marias, oficina de capucheta, além de sessões de teatro e circo e “engatinhata” para bebês. O CAPS Infantil participou com uma gincana com o grupo Alegria de Viver. Todas as atividades foram monitoradas por adultos.

A vice-prefeita Edna Flor esteve no evento e falou da alegria em poder celebrar, junto às crianças, o Dia do Brincar. “Que manhã linda aqui no CEU das Artes! Realizamos, através do Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância e das secretarias municipais, o Dia do Brincar, uma ação com crianças de escolas municipais em alusão ao Dia Mundial do Brincar. Foi muito bonito ver as crianças brincando livremente, com várias atividades que muitos não conheciam, como cama de gato, bolinha de gude e até mesmo a capucheta”.

SEMANA DO BRINCAR
A Semana Mundial do Brincar, que sempre acontece em torno do Dia Mundial do Brincar (28 de maio), que neste ano traz o tema “Vem pra roda, no ritmo do brincar”, vai além das simples brincadeiras, abrindo espaço para debates e reflexões sobre a importância do brincar na infância para o desenvolvimento saudável das crianças.

As ações da Semana do Brincar se estendem até dia 29 de maio, com várias atividades internas em todas as escolas municipais e também em instituições particulares e filantrópicas, além das Unidades Básicas de Saúde e CAEMA (com pacientes do Caica).