Notícias

Araçatuba sedia Seminário de Boas Práticas do programa “Alfabetiza Juntos SP”

Publicado em 05 de novembro de 2026, às 17:14 Araçatuba sedia Seminário de Boas Práticas do programa “Alfabetiza Juntos SP”

Mais de 200 profissionais da educação de 88 municípios da região estiveram reunidos em Araçatuba para compartilhar experiências e apresentar iniciativas voltadas à melhoria da alfabetização. O encontro aconteceu na terça-feira (3), o Polo 7 do 3º Seminário de Boas Práticas do programa “Alfabetiza Juntos SP”, que reconhece projetos pedagógicos e seleciona representantes para a etapa estadual, prevista para dezembro, em São Paulo.

 

Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, Duarte Heitor, destacou a importância da colaboração entre os municípios e da valorização das experiências desenvolvidas nas escolas. “Não existe política educacional verdadeiramente transformadora se ela não chegar à sala de aula e produzir aprendizagem na vida de cada criança”, afirmou. 

 

Segundo ele, o seminário permite reconhecer o trabalho cotidiano dos professores, compartilhar soluções e ampliar as possibilidades de aprendizagem. “Uma boa prática pedagógica não nasce necessariamente de grandes investimentos ou de recursos extraordinários. Muitas vezes, nasce da capacidade de um professor observar sua turma, identificar uma dificuldade e buscar uma estratégia diferente para superar aquele desafio”, acrescentou.

 

Organizado pelos formadores estaduais do programa e também servidores da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Henrique Inignes Divieso e Jessica Paelo Cruz, o seminário teve como principais objetivos fomentar a troca de experiências bem-sucedidas em sala de aula, premiar as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas na região e selecionar os projetos que representarão o Polo 7 no grande Seminário Estadual de Boas Práticas, que ocorrerá na capital paulista em dezembro.

 

Para a organização, o evento representou um marco na consolidação do regime de colaboração entre Estado e municípios. “O programa ‘Alfabetiza Juntos SP’ tem transformado a realidade da alfabetização na idade certa. Ver o engajamento de mais de 200 profissionais da educação demonstra que a nossa região está comprometida com a excelência do ensino e com o futuro das nossas crianças”, destacam os organizadores locais.

 

Projetos inovadores


Durante a programação, os participantes puderam conhecer de perto projetos inovadores que já demonstram impactos positivos nos índices de alfabetização dos municípios do polo. A atmosfera foi de valorização do magistério, com debates construtivos sobre metodologias ativas, acompanhamento de aprendizagem e o papel fundamental da gestão escolar.

 

Com a conclusão das apresentações e a definição dos representantes regionais, Araçatuba e todo o Polo 7 entram agora na contagem regressiva para levar suas experiências de destaque ao palco estadual em dezembro, reafirmando o protagonismo do interior paulista na garantia do direito de aprender de cada aluno.

 

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites