Araçatuba oferece cirurgia para bebês com “língua presa” gratuitamente

Publicado em 17 de Maio de 2024 às 16:11 Araçatuba oferece cirurgia para bebês com “língua presa” gratuitamente

A Prefeitura de Araçatuba oferece atendimento odontológico gratuito a toda a população. Em casos de especialidades, o município conta com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que oferece serviços de periodontia, estomatologia, odontopediatria, endodontia, cirurgia de terceiro molar e próteses para todos.

Um dos serviços dentro da odontopediatria é a frenectomia, cirurgia para remoção do freio lingual, também conhecido como “língua presa”, que em bebês pode acarretar em prejuízos na amamentação, deglutição e respiração.

A porta de entrada do munícipe a esses serviços do CEO são as UBS (Unidades Básicas de Saúde), que, após consulta médica e avaliada a necessidade, encaminham os pacientes para agendamento no CEO.

A dirigente administrativa da Coordenação Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, Elisangela Regina Arthur Guiem Ferraz, explica como funciona o CEO. “Temos uma lista de espera e a lista de prioridades, que andam juntas, para que nenhum caso fique desassistido. A frenectomia, por exemplo, é um serviço muito especial e a cirurgia é simples. Após o procedimento, a criança é amamentada e está liberada para voltar pra casa”.

As mamães Estefania e Flávia levaram, nesta sexta-feira (17), o pequeno Joaquim para fazer a frenectomia. As profissionais Rhayana e Larissa, vestidas com jalecos coloridos, fizeram toda a orientação necessária sobre escovação e higienização da boca pós-cirurgia. O procedimento foi rápido e, logo após, o bebê Joaquim foi amamentado. Essa é uma orientação das próprias profissionais, já que o leite materno auxilia na cicatrização da cirurgia.

A vice-prefeita Edna Flor esteve no CEO e acompanhou essa cirurgia, com autorização das mamães e da equipe técnica. “Fiquei muito feliz ao conhecer de pertinho esse serviço que a prefeitura oferece. Saber que as pessoas estão sendo bem atendidas desde a primeira infância é maravilhoso”.