Doadoras de leite materno são homenageadas em evento

Publicado em 10 de Maio de 2024 às 15:26 Doadoras de leite materno são homenageadas em evento

A Prefeitura de Araçatuba homenageou, nesta sexta-feira (10), as mulheres que fizeram doação de leite ao Banco de Leite Humano do município. A homenagem faz parte do Calendário Anual de Atividades da Secretaria Municipal de Saúde e do Banco de Leite, além de ocorrer na Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, instituída pela lei nº 15/2013.

Foi entregue um troféu para cada doadora e um mimo do Banco de Leite. Também foram homenageadas duas doadoras que foram recorde em volume de leite doado em 2023. A média mensal de leite doado de 2023 foi de 160 litros, do total de 90 doadoras.

No dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, com objetivo de estimular a doação, promover debates sobre a importância e sensibilizar toda sociedade da promoção e proteção ao aleitamento materno e doação. O slogan de 2024 escolhido pela rede brasileira de Bancos de Leite foi: “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.
Foram homenageadas Mariana Campeti Cuoghi Rocco, 31 anos, que doou 73 litros de leite materno e Natália Cardoso Malheiros, de 30 anos, que doou 48 litros de leite.

Participaram da homenagem o prefeito Dilador Borges, o chefe de gabinete Coronel Borella, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, a coordenadora do Banco de Leite, Jesiela Passarini, a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Paula Pedruci e o vereador Gilberto Batata Mantovani (autor da lei citada acima).