Araçatuba realiza seminário de aleitamento materno

Publicado em 24 de Maio de 2024 às 10:01 Araçatuba realiza seminário de aleitamento materno

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (24), o 1º Seminário de Aleitamento Materno na Atenção Primária à Saúde. O evento aconteceu no auditório da Unitoledo Wyden e contou com a presença de centenas de servidores como agentes comunitários de Saúde, agentes comunitários de Controle de Endemias e Controladores de Vetores.

Ao longo do seminário foram abordados temas como a importância do aleitamento materno; manobra de desengasgo do bebê e doação de leite humano. No final, houve a premiação do 1º Concurso de Slogan sobre o tema do seminário.
Na abertura do evento, a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, destacou que a realização deste seminário é um marco importante para a cidade. “Este evento reflete nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar das mães e bebês de Araçatuba. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e, ao capacitar nossos agentes comunitários e de controle, estamos investindo na qualidade do atendimento à população", disse ela.

O chefe de gabinete do Executivo, Deocleciano Borella Júnior, enfatizou que a Prefeitura de Araçatuba está comprometida em apoiar iniciativas como esta, que melhoram os serviços oferecidos à comunidade. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde pela organização do evento e todos os participantes pela dedicação em aprimorar seus conhecimentos e práticas. Continuaremos a trabalhar juntos para fortalecer a atenção primária e oferecer um atendimento de excelência à população", enfatizou Borella.

A diretora da OS Mahatma Gandhi, Lea Lofego Garcia, acrescentou que o aleitamento materno é um ato de amor que proporciona inúmeros benefícios para a saúde das crianças e das mães. A diretora de Atenção Básica, Cristiane Almeida, comentou que este seminário ajuda os agentes comunitários, de controle de endemias e controladores de vetores a realizarem um melhor trabalho.

O vereador Gilberto Batata Mantovani afirmou que o aleitamento materno é um tema de extrema importância para a saúde pública, e eventos como este são essenciais para disseminar conhecimento. “Investir no aleitamento materno é investir no futuro das nossas crianças, garantindo a elas um começo de vida mais saudável e protegido”.