Araçatuba sediou, nesta sexta-feira (22), o 1º Encontro sobre a Primeira Infância da Região, que reuniu representantes de diversos municípios para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida, período que abrange a fase de 0 a 6 anos.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, com o apoio do TH+SBT e UniSalesiano. Agosto é considerado o Mês da Primeira Infância, instituído pela Lei Federal 14.617/2023.
O encontro reuniu primeiras-damas, prefeitas e secretários municipais de 22 cidades. A proposta foi estimular gestores a implementar políticas eficazes e interligadas, assegurando que saúde, educação e assistência social caminhem juntas, proporcionando crescimento saudável e seguro às crianças.
PAUTA FUNDAMENTAL
Estiveram presentes o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, e a primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta. Também prestigiou a iniciativa Dario Guarita Filho, um dos fundadores da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
“A primeira infância é uma das pautas fundamentais para as próximas décadas. Cabe a nós, gestores, deixarmos um legado para as crianças que serão os futuros líderes, empresários e trabalhadores das nossas cidades. Estamos comprometidos em fortalecer essa agenda de forma regional”, afirmou o prefeito.
Priscila Zanatta ressaltou que o encontro é um marco para Araçatuba e região. “Estamos unindo forças com prefeitas, primeiras-damas e secretários para pensar políticas que realmente transformem a vida das nossas crianças. Investir na primeira infância é investir no futuro, é garantir que cada menino e menina tenham pleno desenvolvimento desde os primeiros anos de vida”, explicou.
PALESTRAS
A programação foi aberta com a apresentação musical de alunos do maternal 2 da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Sônia Maria Corrêa. Em seguida, a nutricionista do Banco de Leite Humano, Keny Gonçalves Tirapeli, ministrou a palestra “A importância da amamentação nos primeiros 1.000 dias”.
A CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, apresentou os indicadores de qualidade para políticas públicas voltadas à primeira infância, citando seis eixos importantes: educação infantil, saúde, segurança pública, parentalidade, políticas públicas permanentes e promoção do antirracismo.
Na sequência, foi realizada uma mesa redonda sobre a realidade da primeira infância na região, com os secretários de Araçatuba, Marianne Fornageiro (Assistência Social), Heloisa Melo (Educação) e Daniel Martins Ferreira Júnior (Saúde), com mediação da vice-prefeita e da primeira-dama do município.
O evento foi encerrado no final da tarde com ação simbólica de compromisso dos municípios com a primeira infância. “Conforme a Constituição Federal, assegurar o pleno desenvolvimento das crianças deve ser prioridade absoluta do Estado e, consequentemente do município”, completou Priscila.
DESENVOLVIMENTO COMPLETO
A CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal reforçou que a primeira infância é a fase mais importante da vida humana, pois é o período em que são formadas as bases do conhecimento, do desenvolvimento físico, cognitivo, motor e socioemocional.
“Implementar ações e investir na primeira infância é o retorno mais eficiente que a gente pode fazer. Quando asseguramos o pleno desenvolvimento desde o começo da vida, contribuímos para a quebra do ciclo da pobreza, da desigualdade e criar base para ter mais renda e emprego”, destacou Mariana.