A Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista - Unesp, realizou a abertura, nesta quinta-feira (16), do curso "Implementação das atividades pedagógicas em saúde bucal do projeto Sorriso Feliz na DRSIl", que visa promover a capacitação de profissionais da área de saúde e educação, junto às secretarias municipais.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, Deocleciano Borella Junior, representou o prefeito Dilador Borges no evento, que ainda contou com a presença da secretária municipal Carmem Guariente (Saúde) e da assessora executiva da Secretaria municipal de Educação, Simone Andrade, que representam os (as) profissionais que apoiam e participam efetivamente do Projeto Sorriso Feliz.
A mesa de autoridades foi composta também pelo diretor da FOA Unesp, Alberto Carlos Botazzo Dalbem, e o idealizador do projeto, o professor sênior da instituição, Wilson Galhego Garcia. São coordenadoras do Sorriso Feliz as professoras doutoras Cristina Antoniolli Silva e Alessandra Marcondes Aranega.
“Refletindo se podemos desafiar a área de educação para a construção de materiais pedagógicas sobre o assunto saúde bucal, estamos aqui apenas para precipitar outras grandes ideias, que serão feitas pelos próprios educadores do município”, introduziu Aranega.
“O que é de conhecimento da área da saúde é o que as crianças ou os pais deveriam saber sobre esse assunto, mas não sabemos bem como executar isso. Mas chamamos aqui alguns especialistas para discutirmos o assunto. Vocês serão nossos precipitadores em seus respectivos municípios e escolas”, incentivou.
O evento foi o segundo encontro presencial referente ao convênio celebrado entre a Unesp FOA e a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, com interveniência da FUNDUNESP, visando a realização do projeto de extensão que tem como nome popular “Sorriso Feliz”.
O convênio foi estabelecido após recebimento de recursos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com representação do DRSII, em que a Unesp abre parceria com saúde e educação municipais para Projeto Sorriso Feliz, o que viabilizará a implementação das diretrizes do estado a fim de desenvolver a política pública em saúde bucal em municípios do DRSIl.
O projeto Sorriso Feliz, com tal convênio, busca auxiliar a implantação que está ocorrendo em todo o estado de São Paulo, mas que enfatiza a atuação em crianças da primeiríssima infância, estendendo um pouco a idade para até 5 anos. Os municípios que estão envolvidos até o momento são Araçatuba, Barbosa, Birigui, Buritama, Glicério, Lourdes, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Piacatu e Valparaíso.
Borella saudou os participantes, em nome do prefeito de Araçatuba, e declarou reconhecimento do contexto geral em que o trabalho se inicia. “Sabemos do tamanho desta instituição, quiçá a maior do Brasil, e da importância de tudo o que fizeram em Araçatuba e por Araçatuba. Da mesma forma, é grandioso sentir que a sintonia com as secretarias municipais nos confere proporcional grandeza, como também receber esse projeto em nossas secretarias, com nossos profissionais em atuação direta. Que assim possamos sempre ser contemplados com a confiança e a parceria desta instituição”.