Notícias

Saúde fez mais de 144 mil visitas a imóveis de Araçatuba para ações contra o Aedes aegypti no primeiro semestre

Publicado em 17 de julho de 2025, às 17:02 Saúde fez mais de 144 mil visitas a imóveis de Araçatuba para ações contra o Aedes aegypti no primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 144.180 visitas a imóveis para as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Em seis meses, os agentes de combate às endemias e comunitários de saúde visitaram 130.417 residências e comércios para o controle de criadouros. As ações incluíram a eliminação de focos de proliferação e recipientes com larvas, aplicação de larvicida em locais estratégicos e orientações aos moradores.

 

Os agentes estiveram ainda em 13.763 imóveis para o trabalho de nebulização costal em bairros com maior número de casos confirmados ou suspeitos das doenças. Em 15 áreas da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde fez a aplicação de inseticida com apoio de veículos.

 

LIMPEZA

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também auxiliou no combate à dengue. Foram retiradas 3.300 toneladas de resíduos em 110 bairros durante a campanha Araçatuba Limpa, promovida em parceria com o TH+ SBT. A força-tarefa passou por 40 setores e realizou 328 viagens de caminhão.

 

Diariamente, as equipes de saúde recolhem dos imóveis materiais inservíveis que possam acumular água e tornar potencial criadouro, como pneus, móveis velhos, garrafas, baldes e lonas. Além disso, são vistoriados pontos estratégicos como escolas, supermercados, fábricas e borracharias.

 

Ainda no primeiro semestre, o município ganhou reforço do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) no combate ao mosquito. Em uma ação inédita, equipes de saúde e fiscais do órgão vistoriaram 149 imóveis fechados, disponíveis para venda ou locação.

 

AÇÕES INTEGRADAS

O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, avaliou que as ações integradas de visitas domiciliares, eliminação de criadouros, campanhas educativas, recolhimento de inservíveis e nebulização tiveram papel fundamental na contenção dos casos de dengue no município.

 

“Embora a dengue tenha um comportamento cíclico e dependa de diversos fatores como o clima, a resposta rápida e coordenada da administração municipal e da Secretaria de Saúde ajudou a reduzir a velocidade da transmissão e impedir que o surto da doença se agravasse”, afirmou.

 

PREVENÇÃO

Conforme a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti são permanentes e tratadas como prioridade pelo governo municipal. Além das visitas casa a casa, a secretaria incentiva a vacinação contra a dengue para o público-alvo.

 

Ela pede a colaboração contínua da população e orienta que cada morador reserve apenas 10 minutos por semana para vistoriar os quintais de suas casas. E reforça que a melhor forma de prevenção é eliminar acúmulo de água em recipientes, como pratos de plantas, lajes, calhas, ralos e pneus.

 

“O mosquito se prolifera, principalmente, dentro dos imóveis. Pequenos focos, despercebidos, são suficientes para a transmissão da doença. A luta contra a dengue é responsabilidade de todos nós. Pedimos aos moradores que recebam nossos agentes para as visitas domiciliares”, ressaltou Priscila.

 

DADOS

Desde o início do ano, 10.233 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença. Outros 19.263 casos foram descartados e 14 estão em investigação, totalizando 29.510 notificações. A cidade também confirmou 39 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites