A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba encerrou, nessa terça-feira (26), mais uma edição do projeto Saúde no Campo, com 90 consultas médicas prestadas no Assentamento Chico Mendes, além de atendimentos ambulatoriais, odontológicos e orientações sobre prevenção de doenças.
Durante a ação, foram realizadas oito coletas de exames preventivos, oito solicitações de mamografia, 20 avaliações bucais, 20 orientações farmacêuticas, 16 testes rápidos, entre HIV, sífilis e hepatites B e C, e três coletas de escarro para diagnóstico de tuberculose.
Os moradores do bairro rural foram atendidos ainda por psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista da equipe e-Multi. Uma ação sobre pediculose (piolhos) foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dra. Zilda Arns Neumann, sendo atendidas 19 crianças.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) participou da iniciativa, com a doação de 150 cobertores, 300 pares de meias, além de roupas e calçados. A presidente do órgão, Lenice Freitas, esteve no assentamento para as entregas. Os cobertores foram repassados ao município pelo Fundo Social de São Paulo.
PROJETO
O projeto é realizado a cada seis meses com o objetivo de ampliar a cobertura de atendimentos e fortalecer o vínculo com a população residente na área rural. A nova temporada do projeto passou também pelos assentamentos Araçá e Hugo Erédia, além do Bairro Córrego Azul.
O trabalho é coordenado por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Engenheiro Taveira, gerida pela Zatti Saúde em parceria com a Prefeitura de Araçatuba. Conta também com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina do UniSalesiano.
ACESSO À SAÚDE
Conforme o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o projeto cumpriu a proposta de levar atendimento médico e orientações diretamente à população rural, aproximando os serviços da Atenção Básica e garantindo mais acesso à saúde.
“O Saúde no Campo é uma iniciativa que fortalece o cuidado com as famílias das áreas rurais, que muitas vezes enfrentam dificuldades de locomoção até as unidades de saúde. Com o projeto, conseguimos levar assistência e prevenção, ampliando a cobertura dos atendimentos”, afirmou.
A coordenadora da UBS Taveira, Vivian Hara, destacou que essa edição do projeto surpreendeu pelo alcance, sendo realizadas 230 consultas médicas e diversos atendimentos da equipe multidisciplinar da unidade, durante as ações realizadas nas quatro comunidades rurais.
“Somente no Chico Mendes, o maior e mais distante dos três assentamentos que a UBS Taveira acompanha, ultrapassamos as expectativas de atendimentos. Encerramos a campanha semestral do Saúde no Campo com sentimento de dever cumprido e otimismo para que os próximos sejam cada vez melhores”, comentou.