A Prefeitura de Araçatuba publicou nesta quarta-feira (3) o aviso de licitação para a compra do primeiro aparelho de tomografia computadorizada do Pronto-Socorro Municipal, o primeiro da história da rede municipal. O equipamento vai aumentar a autonomia e a agilidade no atendimento de casos de urgência.
O investimento previsto é de mais de R$ 1 milhão, com recursos provenientes de emenda impositiva da Câmara e contrapartida do município. O processo será realizado na modalidade pregão eletrônico, com critério de menor preço. As propostas poderão ser enviadas até 16 de setembro, e a abertura está marcada para o mesmo dia, às 8h31, com início da sessão de lances às 9h, no site www.bll.org.br.
Para a secretária municipal de Administração, Miriam Gon, esta licitação é um passo importante para a saúde de Araçatuba. "É o primeiro tomógrafo da história do município. É um avanço que muda a realidade da saúde na cidade, colocando a população em primeiro lugar, prioridade da gestão Zanatta e Nice.”
O EQUIPAMENTO
O aparelho terá capacidade para até 900 exames por mês, cerca de 30 por dia. Com isso, casos de urgência poderão ser atendidos diretamente no Pronto-Socorro Municipal, evitando transferências diárias de pacientes para a Santa Casa de Araçatuba e para clínicas conveniadas.
“Com o tomógrafo, teremos melhor resolutividade no atendimento, pois o paciente que precisa de um exame de urgência poderá fazer no próprio Pronto-Socorro, sem a necessidade de ser encaminhado para a Santa Casa. Os pacientes atendidos nas UBSs e especialidades também poderão ser agendados para fazer o exame no PS”, destacou o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior.
O tomógrafo será instalado no novo Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, onde funcionava o antigo Hospital da Mulher, no Bairro Aviação, que está passando por reforma. A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o UniSalesiano, que está investindo integralmente R$ 2,7 milhões no projeto.
O aparelho é um dos principais recursos de diagnóstico por imagem disponíveis no mercado e funciona como um “raio-x avançado”, capaz de identificar AVCs, traumas, tumores, hemorragias, fraturas internas, embolias, infecções graves e doenças pulmonares.