Notícias

Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra redução de 25% nas reclamações sobre as UBSs

Publicado em 20 de agosto de 2025, às 17:31 Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra redução de 25% nas reclamações sobre as UBSs

A Ouvidoria da Saúde de Araçatuba divulgou balanço que aponta redução de 25,49%, em média, do número de reclamações relacionadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município após a Zatti Saúde assumir os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), em 1º de junho.

 

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram 255 reclamações, uma média de 51 por mês. Já em junho e julho foram 76 queixas (uma média de 38 por mês). Em maio, por exemplo, a ouvidoria recebeu 59 queixas, contra 36 em junho, uma diminuição de 39%.

 

O órgão funciona como um canal direto entre a população e a gestão da saúde, recebendo denúncias, reclamações, elogios e sugestões. As demandas são encaminhadas para os setores responsáveis e acompanhadas até a conclusão, garantindo transparência e agilidade no atendimento ao cidadão.

 

RELATÓRIO GERAL

A ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde apresentou também relatório referente aos sete primeiros meses deste ano. Entre janeiro e junho, foram realizados 782 atendimentos e solucionadas 769 demandas, atingindo 98,34% de resolutividade. Treze estão em fase de solução.

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou que os números refletem o compromisso da pasta em ouvir a população e buscar soluções rápidas. “A ouvidoria é um instrumento fundamental de gestão participativa e o levantamento demonstra a eficiência do setor”, avaliou.

 

DEMANDAS

Além das UBSs, o relatório mostra que os registros envolvem reclamações de atendimento sobre transporte para tratamento, conduta de funcionários, vacinas, foco de dengue, falta de materiais em postos de saúde, e encaminhamentos para exames, consultas e cirurgias, entre outros.

 

No período, houve 41 elogios de usuários aos serviços da saúde na ouvidoria. Na grande maioria, referentes aos atendimentos prestados por médicos, enfermeiros e recepcionistas nas UBSs. Há também manifestações positivas ao Pronto-Socorro e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

 

“É importante que os munícipes utilizem esse serviço, pois as manifestações nos ajudam a corrigir falhas e melhorar continuamente os serviços que são oferecidos pela rede municipal de Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município”, comentou o secretário.

 

CANAIS DE ACESSO

O atendimento da Ouvidoria da Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Floriano Peixoto, 710. As manifestações também podem ser registradas pelos telefones (18) 3636-1100 ou 3636-1149, pelo e-mail ouvidoria.sshp@aracatuba.sp.gov.br e pelas urnas existentes nas UBSs.

 

"A ouvidoria é um importante canal para os usuários do SUS manifestarem suas reclamações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos serviços prestados, sendo um canal que liga os cidadãos diretamente à Secretaria de Saúde", comentou o ouvidor Diogo Cezaretto.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites