Notícias

Campanha de multivacinação para menores de 15 anos começa em Araçatuba

Publicado em 03 de agosto de 2026, às 08:45 Campanha de multivacinação para menores de 15 anos começa em Araçatuba

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, nesta segunda-feira (3), a Campanha Nacional de Multivacinação. A estratégia é voltada para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos com esquemas vacinais em atraso.

 

A mobilização será realizada até o dia 1º de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Haverá, ainda, o Dia D de mobilização nacional em um sábado, dia 22 de agosto, com as unidades abertas das 8h às 17h para ampliar o acesso do público-alvo.

 

Pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes ao posto de saúde mais próximo, com documento de identificação e a caderneta de vacinação, para que as equipes avaliem a situação vacinal e apliquem as doses indicadas de acordo com a faixa etária e o histórico.

 

As salas de vacinas das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já as unidades Morada dos Nobres, Planalto, Umuarama 2, Jardim TV, Etheucle Turrini e São José atendem em horário estendido, aplicando as doses até as 22h durante a semana.

 

Vacinas

 

Todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis, entre eles a BCG, hepatites A e B, pentavalente, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), poliomielite, meningocócica C, varicela, rotavírus, influenza, pneumocócica 20-valente, HPV, DTP e febre amarela.

 

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, ressaltou que o objetivo da campanha nacional é ampliar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças imunopreveníveis já eliminadas ou controladas no Brasil, como poliomielite, sarampo e coqueluche.

 

“A vacinação é gratuita, segura e uma das principais estratégias para proteger as crianças e adolescentes contra doenças que podem causar complicações graves, internações e até óbitos. Por isso, é fundamental que os pais levem os filhos às UBSs para a atualização vacinal”, reforçou.

 

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites