Educadores físicos das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (e-Multi) realizaram, nesta sexta-feira (25), um animado arraiá com o objetivo de promover a integração entre idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba.
O evento, realizado no Botânico Hotel Fazenda, reuniu 140 idosos dos grupos de atividades físicas. Eles aproveitaram uma manhã de muita música, café junino e danças típicas. Os pacientes tiveram momentos de socialização, parte importante do cuidado oferecido pela e-Multi.
CUIDADO INTEGRAL
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, participou da abertura do evento e ressaltou que a equipe e-Multi representa uma das frentes importantes no cuidado integral à saúde da população, tornando a atenção básica mais completa e próxima dos pacientes.
“São profissionais de diferentes áreas que atuam de forma integrada, levando acolhimento, escuta e atendimento humanizado para quem mais precisa. O trabalho da e-Multi vai além do tratamento clínico, fortalece vínculos e contribui para a autonomia dos nossos usuários, especialmente dos idosos”, afirmou.
A educadora física, Ednéia Cortezini Garcia, disse que a proposta do evento foi além de uma comemoração. “Foi uma oportunidade de trazer os idosos para conhecerem um ambiente diferente, promovendo a socialização, fortalecimento de vínculos e reforço ao cuidado que oferecemos diariamente”, comentou.
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Além de educadores físicos, a equipe e-Multi é formada por nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, que promovem o bem-estar físico, emocional e social dos usuários por meio de atendimentos individuais e em grupos, teleconsultas, visitas domiciliares, rodas de terapia, entre outros.
A e-Multi é um programa do Ministério da Saúde que visa fortalecer o cuidado integral e a resolutividade na atenção básica, atuando de forma complementar e integrada às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), buscando garantir um cuidado contínuo e com maior vínculo com os pacientes.
“Por meio dos atendimentos, teleconsultas, grupos de atividades físicas, grupos de tabagismo, grupos de saúde integrativa e rodas de terapia comunitária, o programa tem ajudado inúmeras famílias no desenvolvimento da qualidade de vida integral”, avaliou Ednéia.