Com apenas 50 dias desde o início da gestão compartilhada entre Zatti Saúde e Prefeitura de Araçatuba, a Atenção Primária à Saúde (APS) já apresenta resultados expressivos nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
De 1º de junho a 21 de julho de 2025, foram realizadas mais de 32 mil consultas médicas nas unidades de Atenção Básica de Araçatuba, número que reflete não apenas agilidade nos atendimentos, mas um novo modelo de organização e compromisso com a qualidade.
Os avanços também se estendem à área de exames laboratoriais: mais de 56 mil foram realizados apenas em junho, resolvendo a demanda reprimida em menos de um mês. A conquista foi viabilizada graças a parcerias com laboratórios da cidade, como Triatox, Carlos Chagas, Exame, Laluce e Sabin.
Segundo o Padre Paulo Vendrame, SDB, diretor-geral da Zatti Saúde e reitor do UniSalesiano, os números expressam o êxito do modelo de saúde, que alia formação acadêmica sólida, compromisso social e planejamento técnico.
“Esse projeto é construído há anos dentro do UniSalesiano, que sempre entendeu a Atenção Primária como porta de entrada do sistema de saúde. Os acadêmicos de Medicina acompanham as comunidades desde o início do curso e alguns deles, formados nesta ótica Salesiana, atuam como médicos nessas unidades. O mesmo espírito que norteou o legado educativo de Dom Bosco, apontando a preventividade como um caminho eficaz, passa a guiar também a forma como cuidamos da saúde das pessoas. Com proximidade, escuta e presença constante”, afirma.
EQUIPES
A nova gestão também trouxe uma mudança importante no regime de contratação dos profissionais. Antes, os médicos atuavam como pessoa jurídica (PJ), sem estabilidade ou outros direitos trabalhistas. Agora, com contratos em regime CLT, os vínculos são mais seguros e estáveis — o que incentiva a permanência dos profissionais nas equipes de saúde da família e possibilita o acesso aos direitos, como férias, 13° salário, entre outros.
Atualmente, Araçatuba conta com 46 equipes de Saúde da Família, número que deve ser ampliado com a habilitação de mais 14 equipes, cujo processo já está em andamento junto ao Ministério da Saúde. Além desses profissionais contratados pela Zatti Saúde, o quadro médico conta com o programa Mais Médicos, do Governo Federal.
O diretor médico da Zatti Saúde, Antônio Poletto, destaca que a escolha dos profissionais leva em consideração mais do que apenas o currículo.
“Os médicos devem ter vocação para a Atenção Primária. Avaliamos o desempenho acadêmico e, sobretudo, o desejo de seguir carreira na saúde da família. Isso é fundamental para garantir continuidade e acolhimento à população”, explica.
“É importante ressaltar que as UBSs não estão ‘cheias de alunos’, como alguns acreditam. São médicos formados, com supervisão contínua, e que passaram por processo seletivo criterioso”, reforça Ângelo Jacomossi, coordenador médico da Atenção Primária da Zatti Saúde.
FORTALECIMENTO
Outro destaque é o investimento em tecnologia e capacitação. O UniSalesiano adquiriu 550 tablets Samsung Galaxy S10 FE para apoiar a informatização das unidades e otimizar o registro e o acompanhamento dos pacientes por parte dos agentes comunitários e de endemias.
Além disso, as equipes participam de encontros de educação continuada para atualização profissional e em breve, para medir com precisão a qualidade dos serviços, será implementado o PCA Tool (Primary Care Assessment Tool) — um instrumento internacional validado no Brasil, que avalia aspectos essenciais da Atenção Primária, como acesso, coordenação, integralidade e longitudinalidade.
Na avaliação do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSalesiano, André Ornellas, essa integração entre academia e rede pública fortalece tanto o sistema quanto a formação médica.
“Estamos qualificando os futuros médicos para atenderem as necessidades reais do SUS, com base em evidências, responsabilidade social e compromisso com a população. É uma formação alinhada às diretrizes nacionais e às demandas locais”, afirma.
MELHORIAS SIGNIFICATIVAS
Para o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, as melhorias são significativas, o que comprova o ganho da parceria entre Zatti Saúde e Prefeitura.
“Em apenas 50 dias, tivemos mudanças e melhorias significativas nas 20 UBSs de Araçatuba, comprovadas pelos dados e números apresentados pela Zatti Saúde. Queremos uma atenção básica acolhedora e resolutiva para toda a população, por isso, fizemos uma parceria séria e transparente”, finaliza o secretário.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).