Meio Ambiente

Até o momento existem 420 item(s) publicado(s).
Data: 19/01/2026
Protocolo: 62125
Requerente: LINDSON GIMENES DE ALMEIDA
Endereço: RUA: MAESTRO ZICO SEABRA, 865
Quantidade/Especie:2 – Canelinha (Nectandra angustifolia) - Nativa Ameaçada de Extinção
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que as 2 (duas) árvores estão com os seus estados fitossanitários comprometidos. Seus troncos estão em avançado processo de deterioração e apodrecimento. Árvores em processo de senilidade. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 1 (um) metro de garagens e tubulações e de 5 (cinco) metros de postes - de 1 (uma) muda de Araçá-amarelo (Psidium Cattleyanum) e mais 99 (noventa e nove) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80 m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM II
Canelinha (Nectandra angustifolia) - Nativa Ameaçada de Extinção
Data: 19/01/2026
Protocolo: 61748
Requerente: EDI RODRIGUES
Endereço: RUA: Jales, Nº150
Quantidade/Especie:1 – Oiti (Moquilea tomentosa)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que a árvore possui altura maior do que o recomendado para o local, necessitando de podas drásticas para adequação. Suas raízes estão danificando a guia da sarjeta. Sem acessibilidade suficiente na calçada. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o fornecimento de 10 (dez) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80 m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS. Não será necessário o replantio porque a calçada do imóvel não permite compatibilizar a arborização urbana e a acessibilidade.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM III e ITEM VI
Oiti (Moquilea tomentosa)
Data: 19/01/2026
Protocolo: 62427
Requerente: ELIZABETE GOMES DA SILVA
Endereço: RUA: RAMOS DE AZEVEDO, 857 - BAIRRO ALVORADA
Quantidade/Especie:1 – Pata-de-vaca (Bauhinia spp.)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que a árvore está com suas raízes danificando a guia da sarjeta e o muro do imóvel. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o fornecimento de 10 (dez) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80 m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS. Não será necessário o replantio porque a calçada do imóvel não permite adequar corretamente a arborização urbana.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM III
Pata-de-vaca (Bauhinia spp.)
Data: 16/01/2026
Protocolo: 2453
Requerente: Demanda SMMAS
Endereço: Lagoa do Miguelão
Quantidade/Especie:77 – 01 Ameixa-assíria, 06 Jambolão, 68 Leucena, 1 Sete-copas e 1 Urucum.
Compensação Ambiental:Foi constatado a necessidade de supressão das 77 (setenta e sete) árvores para limpeza, desassoreamento e manutenção das tubulações de água pluvial da lagoa do Miguelão. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS, de acordo com o seu plano de trabalho e setorização.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:Item IV e Item VIII.
01 Ameixa-assíria, 06 Jambolão, 68 Leucena, 1 Sete-copas e 1 Urucum.
Data: 15/01/2026
Protocolo: 61561
Requerente: SAMUEL DO VALE CARVALHO
Endereço: RUA ANTONIO GOMES DO AMARAL, 488
Quantidade/Especie:2 – Mangueira (Mangifera indica)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que as 2 (duas) árvores possuem altura maior do que o recomendado para o local, necessitando de podas drásticas para adequação. Suas raízes estão danificando a guia da sarjeta. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 1 (um) metro de garagens e tubulações - de 1 (uma) muda de Araçá-roxo (Psidium rufum) e mais 19 (dezenove) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM III E ITEM VI
Mangueira (Mangifera indica)
Data: 15/01/2026
Protocolo: 56134
Requerente: ISABEL MARIA DE OLIVEIRA
Endereço: RUA PAULA SOUZA, 524 - BAIRRO ALVORADA
Quantidade/Especie:1 – Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia) - Nativa
Compensação Ambiental:PARECER DO TÉCNICO RESPONSÁVEL: Após vistoria no local, foi constatado que a árvore está com seu estado fitossanitário comprometido. Árvore em processo de senilidade e com seu tronco em processo de deterioração e apodrecimento. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 1 (um) metro de garagens e tubulações - de 1 (uma) muda de Louro-pardo (Cordia trichotoma) e mais 24 (vinte e quatro) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM II
Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia) - Nativa
Data: 15/01/2026
Protocolo: 52971
Requerente: AILTON QUIRINO MEDEIROS
Endereço: RUA JABOTICABAL, 191- BAIRRO ENGENHEIRO TAVEIRA
Quantidade/Especie:1 – Oiti (Moquilea tomentosa)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que a árvore possui altura maior do que o recomendado para o local, necessitando de podas drásticas para adequação. Suas raízes estão danificando a tubulação de água potável do imóvel. Sem acessibilidade suficiente na calçada. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 1 (um) metro de garagens e tubulações - de 1 (uma) muda de Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia) e mais 9 (nove) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM III E ITEM VI
Oiti (Moquilea tomentosa)
Data: 15/01/2026
Protocolo: 3830
Requerente: CONDOMINIO SÃO JOÃO DEL REY
Endereço: RUA MAJOR MENDONÇA, 606 - BAIRRO VILA MENDONÇA
Quantidade/Especie:4 – Oiti (Moquilea tomentosa)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que: A árvore 1 está saudável e não apresenta problemas fitossanitários. Sugiro podas de manutenção e de adequação, visando a eliminação de partes secas ou que perderam sua função na copa e mover ramos baixos que impedem a livre circulação de pessoas e veículos, ou que causam dano ao patrimônio público ou particular. Sugiro também aumentar o espaço no colo da árvore para melhor drenagem de água e melhor respiração das raízes para evitar que ela quebre a calçada. A árvore 2 está com seu estado fitossanitário comprometido. Seu tronco está em processo de deterioração e apodrecimento. Árvore em processo de senilidade e com suas raízes danificando a guia da sarjeta e a tubulação de água pluvial do imóvel. A árvore 3 está com suas raízes danificando a guia da sarjeta e as tubulações de água pluvial do imóvel. A árvore 4 está com seu estado fitossanitário comprometido. Seu tronco está em processo de deterioração e apodrecimento. Árvore em processo de senilidade e com suas raízes danificando a guia da sarjeta do imóvel. Portanto, DEFIRO PARCIALMENTE o pedido deste processo, autorizando a supressão das árvores 2, 3 e 4. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 5 (cinco) metros da esquina e de bueiros e de 1 (um) metro de garagens e tubulações - de 1 (uma) muda de Ipê-branco (Handroanthus roseoalbus), 1 (uma) muda de Ipê-amarelo-do-cerrado (Handroanthus ochraceus) e mais 28 (vinte e oito) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM II E ITEM III
Oiti (Moquilea tomentosa)
Data: 15/01/2026
Protocolo: 54163
Requerente: IMOBILIARIA CONCORDIA LTDA
Endereço: RUA: ISALTINO CRESCENCIO, (COD IMOVEL 74113 E 74114)
Quantidade/Especie:2 – Algodoeiro-da-praia (Hibiscus tiliaceus)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que as 2 (duas) árvores estão com seus estados fitossanitários comprometidos. Árvores tombadas na calçada e com seus troncos em processo de deterioração e apodrecimento. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o fornecimento de 20 (vinte) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80 m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM II
Algodoeiro-da-praia (Hibiscus tiliaceus)
Data: 15/01/2026
Protocolo: 56714
Requerente: SILENE DEVIDES FURLAN
Endereço: AV. PM CARLOS AP. BUZON, 337
Quantidade/Especie:1 – Oiti (Moquilea tomentosa)
Compensação Ambiental:Após vistoria no local, foi constatado que a árvore está com seu estado fitossanitário comprometido. Árvore em processo de senilidade devido a constantes podas inadequadas e com seu tronco em processo de deterioração e apodrecimento. Portanto, DEFIRO o pedido deste processo. A compensação será o replantio - mantendo a distância de 1 (um) metro de garagens e tubulações - de 1 (uma) muda de Ipê-branco (Handroanthus roseoalbus) e mais 9 (nove) mudas de árvores adequadas para arborização urbana acima de 1,80 m de altura para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMMAS.

Critério da Lei Municipal nº 4783/96:ITEM II
Oiti (Moquilea tomentosa)
1 2 3 4 5
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites