A Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua foi encerrada nesta quinta-feira (21) com uma roda de conversa sobre violência contra a população de rua e atendimentos médicos, psicológicos, de enfermagem e serviço social prestados pela equipe multiprofissional do Consultório na Rua.
Durante a ação, foram realizadas consultas médicas, aferição de sinais vitais, testes rápidos, entrega de medicamentos, além de orientações sobre prevenção de doenças. A atividade ocorreu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
INTERVENÇÃO CÊNICO-MUSICAL
Na quarta-feira (20), a Cia Nuvem & Feijão promoveu uma intervenção cênico-musical para as pessoas em situação de rua. Os integrantes da companhia receberam os atendidos com a entrega de coração feito de feltro, fizeram apresentações musicais e exibiram um filme de Charlie Chaplin.
A programação teve início na sexta-feira (15), com a exposição “Entre Nós da Rua”, no Terminal Rodoviário Urbano (antigo terminal). Outras ações foram realizadas nesta semana, como palestra sobre saúde bucal e atendimentos jurídicos da Defensoria Pública de Araçatuba.
INCLUSÃO SOCIAL
O objetivo foi dar visibilidade à realidade das pessoas que vivem nas ruas e refletir com elas os desafios que enfrentam diariamente. A iniciativa, promovida pelo Centro POP, foi alusiva ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto.
A secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, ressaltou que as ações promovidas ao longo da semana reforçaram o compromisso da rede socioassistencial com as garantias de direitos, dignidade, cidadania e inclusão às pessoas em situação de rua.
“Encerramos a Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua com a certeza de que cada ação realizada foi um passo importante na garantia de direitos e no fortalecimento do cuidado com essa população. Continuaremos com o acolhimento visando a reinserção social dessas pessoas”, afirmou.
CENTRO POP
O Centro POP atende de 30 e 40 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Junqueira Freire, 327, Paraíso. O órgão oferece café da manhã, lavanderia, local para banho e higiene pessoal, além de atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas.