A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba promoveu, nesta terça-feira (23), ações voltadas à promoção da inclusão social e da cidadania e ao combate à violência contra as pessoas com deficiência, em quatro unidades públicas socioassistenciais do município.
As ações integram a programação do 1º Circuito de Atividades Voltadas aos Assuntos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a importância do respeito, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades, além de orientar sobre mecanismos de proteção.
O circuito é realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (COMPcD). As atividades são alusivas ao Setembro Verde, mês dedicado à inclusão e à valorização das pessoas com deficiência.
RODAS DE CONVERSAS
Conselheiros do COMPcD estiveram nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, TV e Jussara, além do Centro de Convivência do Idoso (CCI), para rodas de conversas visando a troca de ideias e experiências sobre inclusão social e cidadania para as pessoas com deficiência.
“Buscamos conscientizar as pessoas atendidas pelas unidades que inclusão é quando todos têm a chance de estudar, trabalhar, se locomover com dignidade e participar da vida social. E cidadania é ter direitos garantidos, mas também voz ativa e ser respeitado como pessoa”, afirmou a presidente do COMPcD, Flávia Teruel Jesus.
PANFLETAGEM
Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou uma panfletagem de conscientização sobre a prevenção e o combate à violência contra pessoas com deficiência. O ato aconteceu no cruzamento da Avenida dos Araçás com a Rua Duque de Caxias, e no calçadão da Marechal Deodoro.
O objetivo foi sensibilizar e engajar a população na defesa dos direitos e na promoção da inclusão social, disseminando informações sobre os tipos de violência contra pessoas com deficiência: física, psicológica, sexual, negligência e abandono, além da discriminação e falta de acessibilidade.
“Além de divulgar os canais de denúncias e os serviços de apoio disponíveis para proteção das vítimas, buscamos orientar sobre a importância do respeito aos direitos das pessoas com deficiência, promovendo uma cultura de inclusão”, disse a coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos.
PROGRAMAÇÃO
O circuito segue até quinta-feira (25). Neste dia, haverá atividades físicas, interativas e orientações com os temas saúde integrativa e inclusiva das pessoas com deficiência, promovidas pela Secretaria de Saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Bosque Municipal (antigo zoológico) e Praça do Guanabara.
Ao longo da semana, a iniciativa integrou ações promovidas por secretarias municipais de Cultura, Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Fundo Social de Solidariedade e organizações da sociedade civil.