Reunindo cidades de cinco macrorregiões, Araçatuba está sediando, até sexta-feira (10), 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, no auditório da Unip. O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas-SP), em parceria com a Prefeitura de Araçatuba.
Com o tema “20 anos do SUAS: construções, proteção social e resistência”, objetivo avaliar os avanços conquistados nas duas últimas décadas, identificar os desafios e construir coletivamente diretrizes para o próximo Plano Decenal da Assistência Social (2027-2037).
A conferência recebe representantes de 193 municípios das macrorregiões das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Araçatuba, Dracena, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Fernandópolis.
AUTORIDADES
Estiveram presentes o prefeito Lucas Zanatta, a secretária executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Juliana Felicidade Armede, a vice-presidente do Conseas, Rita de Cássia Dalmaso, a secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, entre outras autoridades.
“É uma grande alegria recebermos representantes de tantos municípios para a etapa regional da conferência estadual. Este é um momento importante de diálogo, troca de experiências e de construção coletiva de políticas públicas que fortaleçam a rede proteção social para quem mais precisa”, disse Zanatta.
Juliana destacou que a conferência regionalizada é fundamental para os municípios e o Estado olharem o pluralismo e a multiplicidade da diversidade. “Se a gente olhar o que nos antepassou, tenho a clareza de que avançamos na política de assistência social. E podemos ainda ir além”, avaliou.
PALESTRA MAGNA
A conferência foi aberta com apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Birigui. Teve também palestra magna com a assistente social, docente e consultora com ampla trajetória na gestão e implementação de políticas públicas, Maria Estela Monteiro.
Os debates dos grupos de trabalho nos dois dias serão em torno dos eixos: universalização do Sistema Único de Assistência Social, aperfeiçoamento contínuo, integração de benefícios e serviços socioassistenciais, gestão democrática e a sustentabilidade financeira no cofinancimento do SUAS.
Durante o encontro, serão eleitos os 56 delegados que levarão as propostas regionais para a Conferência Estadual Final, que será realizada na capital paulista nos dias 29 e 30 de outubro. Eles também participarão da Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília, no mês de dezembro.