A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba apresentou, nesta terça-feira (11), o projeto “Movimenta Suas: (Re)Conhecendo os sujeitos e seus territórios”, durante o Seminário Estadual da Mostra das Experiências Municipais em Vigilância Socioassistencial, em São Paulo.
Realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a mostra reúne representantes de todas as macrorregiões do Estado, técnicos municipais e estaduais, além de convidados nacionais.
O evento acontece até esta quarta-feira (12), na Faculdade de Direito da USP.
Araçatuba está entre as dez experiências selecionadas, dentre 48 propostas analisadas por uma banca técnica. É a única iniciativa da região, pertencente à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads Alta Noroeste), escolhida para a mostra.
O projeto foi elaborado e apresentado pelos servidores Laide Cristina da Silva Julioti, Natasha de Oliveira Silva, Fernando Dalton da Silva Melo, Vitória Maria Machado de Oliveira, Leandro de Araújo Martin, da Vigilância Socioassistencial e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e com apoio de Durval Filho.
DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
A psicóloga Laide explicou que o objetivo do projeto foi realizar um Diagnóstico Socioterritorial completo e atualizado do município, que há mais de dez anos não contava com um levantamento dessa natureza. A iniciativa busca fortalecer e promover políticas públicas mais assertivas à população mais vulnerável.
“A proposta surgiu da necessidade de compreender as vulnerabilidades sociais e os riscos nos diferentes territórios, identificando lacunas e potencialidades da rede socioassistencial, além de subsidiar o planejamento das ações e a tomada de decisão com base em evidências”, ressaltou.
Além da elaboração de um diagnóstico socioterritorial inédito e participativo, o projeto permitiu atualizar os dados sobre vulnerabilidade, riscos e cobertura dos serviços socioassistenciais e a produção de mapas temáticos e indicadores por território e bairros da cidade, entre outros resultados.
RECONHECIMENTO ESTADUAL
Para a secretária de Assistência Social, Marianne Fornageiro, a seleção do projeto para a mostra é um reconhecimento estadual e evidencia que o município atingiu patamares de conformidade com boas práticas de vigilância, de produção de informações e de gestão articulada.
“Representa também o protagonismo de Araçatuba como referência regional, abre caminhos para maior acesso a políticas estaduais e federais que fortaleçam a estrutura de gestão da assistência social no município, motiva toda a equipe e consolida o trabalho da secretaria não apenas como um serviço, mas como política pública estruturada, com governança, monitoramento e avaliação”, pontuou.