A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba encerrou a semana de atividades comemorativas ao Dia Nacional do Idoso e ao primeiro ano do programa Vida Longa, serviço socioassistencial de acolhimento institucional que está mudando a realidade de 25 idosos do município.
Nesta sexta-feira (3), a Banda Marcial da Associação Educacional e Recreativa 2 de Dezembro (Aerd) realizou uma apresentação musical especial, promovendo lazer, integração e valorização da expressão artística aos moradores das unidades habitacionais do projeto.
A vereadora Edna Flor promoveu uma roda de conversa sobre “Cidadania e os Direitos da Pessoa Idosa”, que destacou a importância do conhecimento dos direitos conforme o Estatuto do Idoso, incentivando o protagonismo social e a participação ativa do público da terceira idade.
SAÚDE
Na quinta-feira (2), o médico geriatra Luis Fernando Salvariego ministrou a palestra “Envelhecimento Saudável”, que ressaltou a importância do cuidado integral da saúde -- físico mental, social e espiritual --, visando a autonomia, qualidade de vida e dignidade em todas as fases do envelhecimento.
As atividades comemorativas foram abertas na quarta-feira (1º), com dinâmica com a terapeuta Liliana Ribeiro e alunos do curso de Medicina do UniSalesiano, que estimulou a prática corporal, a integração social e o autoconhecimento na terceira idade.
“A semana comemorativa reafirmou o compromisso do programa com o cuidado integral e humanizado com a pessoa idosa. A programação não apenas celebrou uma conquista institucional, mas promoveu dignidade, saúde e cidadania para os participantes”, afirmou a dirigente administrativa do Vida Longa, Mileide Bernardes da Silva Oliveira.
PROGRAMA
Inaugurado em 2 de outubro de 2024, o programa Vida Longa oferece moradia assistida e gratuita para idosos com 60 anos ou mais que viviam em situação de vulnerabilidade social. São pessoas independentes nas atividades diárias, sem vínculos familiares e com renda de até dois salários mínimos.
Implantado por meio de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Araçatuba, as unidades habitacionais em formato de república contam com acessibilidade, área de lazer, aparelhos de ginástica e horta comunitária, fortalecendo vínculos e promovendo a autonomia dos idosos.