A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizará, a partir desta quarta-feira (13), nebulização veicular em quatro bairros da zona leste da cidade, como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A ação acontecerá até sexta-feira (15), em um raio de 80 quarteirões que abrange os bairros Água Branca 1, 2 e 3, e Vista Verde, das 18h30 às 21h. Desde segunda-feira, equipes de Saúde estão realizando força-tarefa nos bairros para eliminação de criadouros e larvas.
O serviço será executado pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde, que utilizará um veículo com equipamento de nebulização, denominada como Nebulização Acoplada a Veículo (NAV), espalhando o inseticida nos imóveis.
A recomendação é que, durante a passagem do veículo, os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram alimentos, frutas e bebedouros de animais, retirem roupas do varal, mesmo molhadas, e levantem as colchas das camas. Não é recomendado ficar nas ruas durante a aplicação do inseticida.
MOSQUITO ADULTO
O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, explicou que a nebulização é uma ação complementar, que não substitui as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente pela população, como eliminar água parada e manter quintais limpos.
“O inseticida atua para eliminar o mosquito na fase adulta, e não as larvas. Por isso, o trabalho precisa ser somado ao cuidado de cada morador, pois a forma mais eficaz para reduzir a proliferação do vetor e a transmissão das doenças continua sendo a eliminação dos criadouros”, ressaltou.
AUMENTO DE CASOS
A força-tarefa é uma resposta ao aumento de chikungunya em Araçatuba, que soma 133 casos positivos desde o início do ano. Somente no Bairro Água Branca 2 há 13 casos positivos da doença; no Água Branca 3 são nove; Água Branca 1, quatro; e Vista Verde, três.