Prefeitura de Araçatuba terá novo site e 600 serviços digitais

Publicado em 12 de Maio de 2023 às 17:36 Prefeitura de Araçatuba terá novo site e 600 serviços digitais

A Prefeitura de Araçatuba está lançando um novo site, com design mais moderno e intuitivo, oferecendo uma experiência de navegação mais fácil e agradável para os usuários.

Disponível na próxima semana, a partir de terça-feira (16), o site trará ferramentas de busca rápida e simplificada e mais de 600 serviços em formato digital, com a proposta de “uma prefeitura sem papel”.

Aproveitando o lancamento do site, a Prefeitura implantou um sistema digital que substitui os serviços para os quais as pessoas precisam ir até o Atende Fácil, com tudo em formato digital, online, resultando em economia de tempo e dinheiro, tanto para o municipe como para a administração pública.

Para casos de dúvidas sobre seu funcionmento, o site disponibiliza um chat de ajuda rápida ao usuário.

Araçatuba Digital

Para que isso acontecesse, a prefeitura implantou um sistema, já por 100 dias sendo operado em caráter interno, que funciona como um “Prefeitura sem papel”, pelo qual todos os processos agora passam a ser eletrônicos, tendo apenas os antigos existentes ainda em arquivo físico em papel.

Criou-se o Araçatuba Digital, uma ferramenta que engloba todos os atendimentos que são realizados no Atende Fácil, como pedidos de alvará, abertura de empresa, entrada no habite-se, entre outros, além de outros que já existiam no site, como o IPTU, ISS online, etc.

Serão mais de 600 (seiscentos) serviços que os munícipes poderão solicitar diretamente de casa, podendo acompanhar o protocolo de atendimento, pois receberá por e-mail o comunicado do tipo “saiba como está o seu pedido”.

Se o municipe tiver ainda dificuldade com o site, os serviços continuarão funcionando normalmente no Atende Fácil, mas lá os atendentes realizarão o procedimento e também ensinarão o passo-a-passo para que a pessoa consiga fazer sozinha, posteriormente, pelo site.

Também no atende fácil, já está havendo a orientação pra que estes processos sejam feitos pela internet, através da indicação de links que agora serão todos reunidos no site. Quem usa muito o atende fácil, como engenheiros que protocolam plantas, contadores, etc, já estão fazendo isso de forma online, orientados, e vêm dando bons retornos de satisfação.

O secretário municipal de Comunicação Social, Jonathas Magalhães, destaca que as mudanças técnicas simplificam e afetam positivamente a relação do usuário com o site. “Tem mais fluidez e vai melhorar muito a navegabilidade. O site tem um visual que oferece a experiência de sites que as pessoas ja estão mais acostumadas a usar atualmente, tão prático quanto o Google”.

“Vale ressaltar que o site atual já sofreu diversas invasões, inclusive nas últimas semanas. O novo site é feito em uma linguagem de programação muito mais segura, principalmente em relação aos dados pessoais, que tem a ver com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”, reforça Magalhães.

O prefeito Dilador Borges conta que já ha algum tempo que sua administração quer tornar o Atende Fácil totalmente digital, em conformidade com a agilidade da internet. “Araçatuba vem se modernizando, implantando novas tecnologias para facilitar a vida do cidadão e esse é mais um passo. Além de mais economia de dinheiro, diminiuindo e enxugando a estrutura, traz também praticidade e conforto para o cidadão”.

O secretário ainda aponta como importante informar que , nos primeiros dias de operação, poderá haver casos instabilidade no site, pois estará passando por etapas de análise do volume de acesso e uso dos novos recursos. Mesmo com os recursos novos possíveis no site, o Atende Fácil continuará atendendo as demandas para quem tiver dificuldade.