Prefeitura e TV Tem assinam parceria Óleo do Bem

Publicado em 05 de Setembro de 2023 às 08:19 Prefeitura e TV Tem assinam parceria Óleo do Bem

Na tarde de segunda-feira (4), a Prefeitura de Araçatuba e a TV TEM assinaram o termo de cooperação para implantação do projeto “Óleo do Bem'” no município.

Com a implantação, a população terá uma alternativa sustentável para descartar o óleo de cozinha usado e garantir que ele não polua o meio ambiente. Para participar, basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta, que estarão em funcionamento até o final de setembro. A lista completa dos pontos de troca estará disponível em breve.

Araçatuba é a 17ª cidade a aderir ao projeto. Serão instalados inicialmente de 25 a 30 pontos de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico, em escolas e diversos equipamentos municipais, além de outros espaços.

Em Araçatuba, o projeto Óleo do Bem conta com o patrocínio do óleo Vila Velha, apoio da CETESB e da Prefeitura Municipal e com a promoção da TV TEM. O projeto é uma iniciativa do TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal.

Participaram da reunião para a assinatura a prefeita em exercício, Edna Flor, o chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr, os secretário municipais Arnaldo Vieira Filho, o Dindo (Governo), Silvana de Sousa e Souza (Educação), Lucas Proto (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Jonathas Magalhães (Comunicação Social) e Suzeli Denys de Oliveira (Assistência Social), além do diretor institucional da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz, o gerente de comunicação e ouvidor da GS Inima Samar, Fernando Sávio, e o sócio da Cerol Óleo Vegetal, Napoleão Braga Gumiero.

Edna Flor valoriza a parceria com a emissora. “São varias atividades com que estaremos participando de um projeto tão importante, aqui no município. Queremos também valorizar os projetos precursores, que serão respeitados, mas aproveitamos esta oportunidade, que esperávamos há muito tempo, para que Araçatuba pudesse dizer mais esse ‘sim’ à sustentabilidade”, conclui a prefeita em exercício.

Sobre o projeto Óleo do Bem

O projeto Óleo do Bem, uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em várias cidades do interior do Estado de São Paulo, propõem uma solução para o correto descarte do óleo de cozinha usado.

Para cada litro de óleo doado, o morador de Araçatuba ganhará, em troca, uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica. A implantação de pontos para que a população possa trocar o óleo por sabão acontecerá ainda no mês de setembro.

Com o projeto Óleo do Bem, ganha o meio ambiente, pois o óleo encaminhado para o projeto será reciclado e não poluirá a água ou o solo, e ganha a população, que recebe de graça barras de sabão ecológico para usar na limpeza doméstica!

Com a adesão de Araçatuba, o Óleo do Bem contará com mais de 580 pontos de entrega voluntária em 17 cidades do interior do Estado de São Paulo. O projeto já reciclou mais de 90 mil litros de óleo de cozinha usado. Para se ter ideia do impacto positivo da iniciativa, ela evitou que 2,2 bilhões de litros de água fossem poluídos, o que representa 910 piscinas olímpicas!

O óleo recebido pelo projeto é transformado no sabão ecológico e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição do solo, rios e demais fontes de água da cidade, fazendo assim o descarte correto do resíduo.

Para saber mais sobre o Óleo do Bem, acesse oleodobem.com.