O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues registrou um aumento de 152% no número de visitantes entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2024. O local é um dos principais pontos culturais de Araçatuba e guarda a memória ferroviária de Araçatuba.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, nos primeiros nove meses do ano passado, o museu recebeu 840 visitantes. Já no mesmo intervalo deste ano foram 2.124 visitas. O salto na visitação é resultado de uma série de ações voltadas à valorização do patrimônio histórico.
Entre elas, a abertura do espaço todo o segundo domingo de cada mês para o “Domingo no Museu”, eventos culturais como Trilhas do Patrimônio, ampliação do horário de funcionamento aos sábados, visitas escolares e disponibilização da sala de projeção à comunidade para a realização de atividades diversas.
VILA FERROVIÁRIA
Instalado na região central de Araçatuba, no conjunto de imóveis da antiga Vila Ferroviária, o Museu Ferroviário foi criado em 2016 para resgatar tanto a memória da ferrovia como dos profissionais que nela trabalharam no início do século passado, impulsionando a ocupação e desenvolvimento da cidade.
O museu dispõe de um acervo composto por objetos, artefatos, imagens e documentos de relevância histórica e cultural, a maioria doada pela família do ex-funcionário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) Moisés Joaquim Rodrigues, que dá nome ao espaço.
VISITAÇÃO
O Museu Ferroviário fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O local recebe visitas de grupos escolares, profissionais de classe, entre outros.
O agendamento deve ser feito no site www.aracatuba.sp.gov.br/cultura/nossos-espacos/museus.
A diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPPHAC) da Secretaria de Cultura, Manuella Boreggio Costa dos Santos, ressalta que o museu é verdadeiro guardião da memória, identidade, história e cultura de Araçatuba.
“Além de um local de pesquisa, difusão, comunicação da informação histórica, preservação cultural, o museu é um ambiente de educação, fortalecimento da cidadania, convivência, lazer e turismo, capaz de conectar o passado ao presente, estimulando conhecimento e aprendizado”, afirmou.
SERVIÇO
O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues fica na rua Joaquim Nabuco, 125/135, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.