O projeto Bambuarte promove nos dias 16 e 17 de setembro a segunda oficina gratuita de artesanato em bambu, voltada às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Etemp de Araçatuba. A ação será realizada a partir das 9h, na própria unidade, na Rua Pedro Viola, 184.
As participantes aprenderão técnicas de confecção de cachepôs e bandejas decorativas, visando a formação cultural, a sustentabilidade por meio do trabalho artesanal e a inserção produtiva feminina.
A atividade terá monitoria do mestre artesão José Pedro Góis, conhecido como Seu Zé do Bambu.
A primeira oficina aconteceu em julho no Cras Umuarama. O projeto é uma promoção da Principia Cultural, contemplado em edital de chamamento público por meio da Secretaria Municipal de Cultura. É realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura.
GERAÇÃO DE RENDA
A produtora cultural do Bambuarte, Kelly Oliveira, explicou que o projeto tem como proposta unir o saber tradicional, despertar a criatividade das mulheres, fortalecer vínculos comunitários e promover a autonomia e a geração de renda por meio do artesanato.
“Nosso objetivo com essa segunda oficina é ampliar o alcance e fortalecer a rede de apoio social, contribuindo para equilibrar a balança social e para oferecer novas possibilidades de autonomia produtiva feminina, gerando transformação social”, destacou.
RODA DE CONVERSA
No dia 18 acontecerá uma roda de conversa com a advogada Gabriela Reis, que abordará os direitos das mulheres. O objetivo é estimular o empoderamento feminino e a consciência sobre direitos sociais e econômicos. Será a partir das 9h, no Cras Etemp.
Além das aulas presenciais, as participantes terão acesso a videoaulas gravadas para continuarem praticando em casa. O encerramento do projeto será marcado por uma exposição fotográfica celebrando as criações feitas durante o percurso das oficinas.