Em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba realizou nessa segunda-feira (25) uma ação especial dedicada à valorização dos servidores que atuam na rede socioassistencial.
O evento aconteceu na Casa da Mulher Paulista e reuniu cerca de 30 psicólogos das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro POP e demais serviços vinculados à política de assistência social.
Formada em psicologia, a secretária de Assistência Social, Marianne Fornageiro, destacou o papel essencial dos profissionais. “Com escuta qualificada e compromisso ético, os psicólogos atuam no cuidado, proteção de direitos, dignidade e fortalecimento de vínculos, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas atendidas nos territórios”, afirmou.
DINÂMICA
A atividade contou com uma dinâmica e roda de conversa, mediada pela equipe de gestão da secretaria. O objetivo foi debater e refletir sobre a atuação dos psicólogos na política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, seus desafios diários e conquistas da profissão.
Após o momento de bate-papo, os profissionais escreveram um sonho sobre o que esperam e desejam enquanto psicólogos no SUAS e colocaram na “Árvore dos Sonhos”. Ao final do evento, todos receberam um saquinho com sementes de girassol.
“Buscamos promover a integração e fortalecer a identidade e o pertencimento, além de valorizar a atuação e reconhecer a importância dos psicólogos no cotidiano dos serviços socioassistenciais”, afirmou a psicóloga e diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Laide Cristina da Silva Julioti.
REGULAMENTAÇÃO
Comemorado nacionalmente, o Dia do Psicólogo marca a regulamentação da profissão no Brasil, por meio da Lei Federal 4.119/1962. Além disso, a legislação estabeleceu as diretrizes para o exercício da psicologia e criou o Conselho Federal de Psicologia (CFP).