A Prefeitura de Araçatuba promoveu, na noite dessa quinta-feira (17), audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
Realizado na Câmara Municipal, o encontro foi conduzido por servidores técnicos do Executivo e coordenado pela secretária municipal da Fazenda, Cláudia Aparecida Sato de Oliveira. Também estavam presentes a secretária municipal de Educação, Heloisa Helena Vieira de Melo e a secretária municipal de Administração, Miriam Cristina Gon.
Durante o evento, foram expostas as propostas que serão encaminhadas para apreciação do Legislativo, além de um panorama sobre o funcionamento do ciclo orçamentário do município. A apresentação incluiu as quatro fases do processo: diagnóstico das necessidades e elaboração das peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA), discussão e votação na Câmara, execução dos recursos e, por fim, controle e avaliação dos gastos públicos.
O PPA é o instrumento que define as diretrizes, metas e programas da administração municipal para os próximos quatro anos. Já a LDO estabelece as prioridades e metas para o exercício de 2026, cuja receita estimada é de R$ 1,1 bilhão.
PARTICIPAÇÃO
A audiência foi realizada em formato híbrido, com participação presencial e transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara. A população teve a oportunidade de acompanhar os debates e encaminhar sugestões por meio dos comentários.
Entre os vereadores, participaram a presidente Edna Flor, Fernando Fabris, Ícaro Morales, João Pedro Pugina, Denilson Pichitelli, Gilberto Batata Mantovani, Hideto Honda, Luís Boatto, Rodrigo Atayde e Sol do Autismo.