A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
O Centro de Apoio Educacional Multidisciplinar (Caema) é um dos pilares dessa política pública, oferecendo atendimento especializado e gratuito para crianças com transtornos de aprendizagem, deficiências ou altas habilidades/superdotação.
Criado em 2018, o Caema passou a funcionar em sede própria em outubro de 2024, na Rua São Benedito, 310, com recepção ao público na Rua Monte Castelo, 788. O novo espaço é moderno e adaptado, com dez consultórios, salas de reunião, enfermagem, setores administrativos, auditório e estrutura que garante conforto e acessibilidade.
A equipe é formada por 35 profissionais concursados das Secretarias de Educação e Saúde, além de três especialistas contratados. Psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e outros técnicos trabalham de forma integrada, assegurando atendimento individualizado a cada criança.
Entre as iniciativas de maior destaque está o Programa de Enriquecimento Curricular, que identifica e atende estudantes com características de precocidade ou altas habilidades/superdotação. O projeto, que vem sendo ampliado, já inclui também crianças da Educação Infantil.
Após avaliação especializada, o aluno é inserido em atividades semanais no Caema e recebe acompanhamento em caráter avaliativo e colaborativo nas escolas, garantindo que seu potencial seja estimulado de forma integral.
ATENÇÃO DIFERENCIADA
Para a coordenadora do Caema, Chaline Nascimento Sallesse Vantini, essa atenção diferenciada é fundamental. “Esses estudantes precisam de desafios e estímulos compatíveis com suas capacidades. Nosso papel é criar oportunidades para que desenvolvam suas habilidades, mantendo o vínculo social e escolar”, explica.
A secretária municipal de Educação, Heloisa Helena Vieira de Melo, reforça que o programa é resultado de visão estratégica. “Não é apenas um atendimento, é uma política pública que reconhece talentos e investe neles desde cedo. Isso transforma trajetórias e influencia positivamente toda a comunidade escolar”, afirma.
A Supervisora de Ensino Andrea Alves da Silva Soares, coordena o programa de Enriquecimento desde 2018 e destaca a importância do trabalho realizado. "O que oferecemos para os alunos são oportunidades educativas diferenciadas, que nos permitem identificá-los e avaliá-los na prática. Além disso, favorece que os mesmos também sejam atendidos na escola com um olhar mais inclusivo, considerando que muitos desses alunos, muitas vezes, são invisíveis para os sistemas educativos".
Karis Mariclair De Lizarraga, mãe de Axel, 9 anos, enfatiza que o serviço ofertado ajudou seu filho a se desenvolver em vários aspectos. “Quando ele encontrou os pares, as crianças que são parecidas com ele, ele voltou a fazer tudo. Ele voltou a comer, está voltando a desenhar, voltando a falar os outros idiomas, e agora ele está mais confiante, participando na sala de aula, que ele também não tinha mais confiança. Ele está há três meses, foi rápido, assim que encontrou as suas pessoas iguais, ele já melhorou.”
PRIORIDADE
O prefeito Lucas Zanatta coloca o trabalho com altas habilidades como prioridade. “Araçatuba se orgulha de cuidar de todos os seus alunos, mas é preciso dizer que nosso Programa de Enriquecimento Curricular é um diferencial. É raro ver municípios investirem de forma tão estruturada nos estudantes com altas habilidades, e aqui nós fazemos isso com seriedade e resultados concretos”, destaca.
O trabalho do Caema também inclui triagem, avaliação e acompanhamento de crianças com transtornos de aprendizagem e deficiências, sempre com orientação às famílias. Os resultados aparecem no avanço cognitivo, linguístico e emocional dos alunos, refletindo diretamente na aprendizagem e na socialização.
Para a Prefeitura de Araçatuba, o Caema é exemplo de como a união entre educação e saúde pode transformar vidas, garantindo igualdade de oportunidades e fortalecendo o compromisso com uma escola inclusiva e de qualidade para todos.