A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba promoveu, nesta segunda-feira (15) o encontro “Vozes, Livros e Caminhos: Encontro Literário para Encerramento das Ações Formativas 2025”. O evento, realizado na Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, marcou o fechamento dos ciclos de formação continuada de 2025.
Os participantes eram diretores e coordenadores pedagógicos (Educação Infantil e Ensino Fundamental), formadores dos programas Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e Alfabetiza Juntos-SP, além de técnicos da secretaria.
O objetivo do encontro foi celebrar o percurso formativo desenvolvido ao longo de 2025, valorizando as experiências e práticas pedagógicas construídas coletivamente. A literatura foi o veículo escolhido para promover reflexão, sensibilidade e inspiração, com o intuito de ampliar repertórios e fortalecer a relação entre formação, leitura e desenvolvimento profissional.
A solenidade também contou com a presença de dirigentes e técnicos de Secretarias Municipais de Educação e Articuladores Municipais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Monitoramento (Renalfa) de municípios pertencentes à Unidade Regional de Ensino (URE) de Araçatuba. A professora convidada, Juliane Francischeti Martins, de Presidente Prudente, foi convidada especial e falou aos profissionais sobre educação e formação de educadores.
IMPORTÂNCIA
O prefeito Lucas Zanatta e a vice-prefeita Nice Zucon prestigiaram o encontro e ambos destacaram em seus discursos a importância da formação contínua dos educadores como pilar para a qualidade do ensino no município e reforçaram o compromisso da gestão com a área.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, ressaltou o foco no tema literário do evento. “Neste encontro em que celebramos vozes, livros e caminhos, foi especial ter entre nós a Juliane que, como professora e gestora, sabe tecer saberes com delicadeza e profundidade,” destacou a secretária.
Por fim, Ana Paula também ressaltou o momento de celebrar o encerramento do ciclo de trabalho. “Nosso ano foi feito de páginas compartilhadas, ideias que floresceram e caminhos que se encontraram. Foi um momento especial, cheio de afeto, literatura e inspiração”, enfatizou.