O projeto Saúde no Campo realizou 60 atendimentos no assentamento Hugo Erédia, na terça-feira (12). A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba levou consultas médicas, ambulatoriais e odontológicas aos moradores da localidade, facilitando o acesso aos serviços de saúde.
A ação foi coordenada por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Engenheiro Taveira, gerida pela Zatti Saúde em parceria com o município. O trabalho contou também com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina do UniSalesiano.
Além das consultas médicas, foram feitas seis coletas de exames preventivos, seis solicitações de mamografia, nove avaliações bucais, 15 orientações farmacêuticas, quatro testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e quatro coletas de escarro para diagnóstico de tuberculose.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também participou da ação, com a doação de 150 cobertores e 50 pares de meias para as pessoas atendidas. A presidente do órgão, Lenice Freitas, esteve no assentamento para as entregas. Os cobertores foram repassados ao município pelo Fundo Social de São Paulo.
COBERTURA DE ATENDIMENTOS
O Saúde no Campo é realizado a cada seis meses com o objetivo de ampliar a cobertura de atendimentos e fortalecer o vínculo com a população residente na área rural. As visitas começaram no assentamento Araçá. No dia 19 será no Condomínio Córrego Azul e, no dia 26, no assentamento Chico Mendes.
“Com o projeto, conseguimos levar assistência, prevenção e informação às comunidades rurais, garantindo que todos tenham acesso aos serviços essenciais de saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS), em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.