Prefeitura de Araçatuba certifica alunos em Cursos Técnicos de Saúde

Publicado em 19 de Fevereiro de 2024 às 09:58 Prefeitura de Araçatuba certifica alunos em Cursos Técnicos de Saúde

A Prefeitura de Araçatuba realizou a entrega de certificados dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Foram formados 284 alunos, dos quais 194 são agentes comunitários de saúde e 90 são agentes de combate às endemias. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (16) na sede da Comunidade Casa do Pai, no bairro Santana.

Os cursos foram concebidos com o propósito de elevar os índices de saúde e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Primária à população. Desenvolvidos ao longo de aproximadamente dez meses, foram ministrados dentro das Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Vigilância em Zoonose, durante o horário de trabalho. As aulas, compostas por uma mescla de teoria e prática, foram conduzidas por profissionais da saúde.

Os participantes adquiriram habilidades essenciais, como a capacidade de diagnosticar as condições de vida e saúde da população, trabalhar de forma integrada com a vigilância em saúde e a atenção básica nos bairros, realizar ações de promoção à saúde por meio da coleta de dados nas visitas domiciliares, além de desenvolver estratégias para mobilizar a comunidade e fomentar sua participação em atividades relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à educação socioemocional.

Os novos técnicos de saúde estarão capacitados também para realizar procedimentos como medição da pressão arterial, teste de glicemia, pesagem e coleta de medidas antropométricas.

Dilador Borges, prefeito de Araçatuba, destacou a importância desses cursos como parte do compromisso da administração municipal em cuidar das pessoas. "Investir na formação desses técnicos é fundamental para garantir uma assistência de qualidade à nossa comunidade", destacou ele.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, ressaltou a missão dos servidores públicos em melhorar a vida das pessoas. "Nossos agentes de saúde desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar da população, e este certificado representa o reconhecimento de seu compromisso e dedicação."

Carmem Silvia Guariente, secretária de Saúde de Araçatuba, enfatizou a importância do contínuo aprimoramento dos técnicos de saúde. "Estamos orgulhosos de cada aluno que concluiu esses cursos. Agora, com suas novas habilidades, eles estão mais bem preparados para contribuir ainda mais com a saúde de nossa comunidade."

O Legislativo também esteve presente na entrega dos certificados, sendo representado pela presidente da Câmara, Cristina Munhoz e os vereadores Gilberto Batata Mantovani, Arnaldinho, Maurício Bem Estar e João Moreira.