Parceria Agro promove palestras sobre cacau em Araçatuba

Publicado em 04 de Junho de 2024 às 15:25 Parceria Agro promove palestras sobre cacau em Araçatuba

Órgãos municipais e estaduais se uniram em programação de atividades de incentivo ao setor agroindustrial em Araçatuba e,realizaram, em 29 de maio, o Cacau SP, uma etapa de palestras sobre este segmento produtivo, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI Regional Araçatuba.

Com o título "A Introdução do Cacau no Noroeste Paulista - Inovação e Oportunidades" e subtítulo “Os benefícios da cultura do cacau em consórcio com o sistema agroflorestal”, o encontro teve púbico aproximado de 60 pessoas, por meio de inscrições gratuitas, apresesntado pelo secretário municipal de Governo e de Desenvolvimento Agroindustrial de Araçatuba, Arnaldo Vieira Filho, o Dindo; o engenheiro agrônomo Washington Massao Oi, diretor técnico de Divisão CATI Regional Araçatuba; e Daiana Kodama, representante do Sebrae-SP.

O encontro teve a Palestra Magna “A Cultura do Cacau”, ministrada por Andrey Vetorelli Borges, da CATI Regional de São José do Rio Preto, um coffee break, e o bate-papo “Descarte de Agrotóxicos e suas embalagens”, com César Augusto Santana, do Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (InpEV).

A reunião se findou com a palestra “Sistema Agroflorestal", proferida por Lucas Savério Proto, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) de Araçatuba. Todas as etapas foram abertas para perguntas e respostas ao público.

Segundo a CATI, está previsto para o segundo semestre, ainda sem data definida, curso destinado a produção de mudas de cacau.

O Cacau SP em Araçatuba foi promovido pela CATI, Instituto Biológico, Apta, SEBRAE, Sindicato Rural da Alta Noroeste - SIRAN, Unesp Veterinária, Ceagesp, InpEV, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.