Outubro Rosa: Araçatuba vai ter intensificar atendimentos

Publicado em 29 de Setembro de 2023 às 08:10 Outubro Rosa: Araçatuba vai ter intensificar atendimentos

Araçatuba vai  desenvolver uma série de atividades especiais para marcar a campanha do Outubro Rosa, que é uma iniciativa que visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, através da Associação Mahatma Gandhi - gestora da Atenção Básica, e em parceria com o Unisalesiano, vão intensificar, neste período, os serviços disponibilizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Entre os dias 02 e 06, a UBS Centro (atualmente no Hospital Municipal) estará realizando atendimentos das 7h às 20h para a coleta de citopatológico, com atendimento em livre demanda. Esta iniciativa visa atender as mulheres que estarão realizando mamografias no Centro Auxilium, proporcionando uma otimização do tempo das pacientes que buscam cuidar da sua saúde.

No mesmo período, no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium está programada a realização de mamografias para faixa etária de 49 a 69 anos, com agendamento pelo WhatsApp (18) 99801-3041, sem necessidade de encaminhamento médico. O horário de atendimento será das 7h às 20h.

Já entre os dias 16 e 20, as UBSs, com exceção das unidades Prata, Jacutinga e Água Limpa, estarão intensificando as coletas de citopatológico e o atendimento à mulher. Durante esse período, as unidades funcionarão das 7h às 20h, oferecendo a coleta de citopatológico com consultas em livre demanda e agendadas.

As unidades Planalto, Morada dos Nobres e Umuarama 2 terão horário para coleta de papanicolau estendido até as 22h, alinhando-se ao horário de funcionamento dessas unidades.

No sábado (21), haverá uma série de ações dedicadas à saúde da mulher. As unidades básicas de saúde da zona urbana e a UBS Taveira, participantes da campanha, estarão em funcionamento das 8h às 16h.