Membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

Publicado em 01 de Fevereiro de 2024 às 17:20 Membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

Nesta quinta-feira (1º), aconteceu no salão azul da Prefeitura de Araçatuba a posse dos novos membros do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) de Araçatuba para o biênio 2024/2026.

A nomeação dos novos membros do Conselho ocorre conforme o decreto nº 23.167 de 26 de janeiro de 2024, nos termos da lei municipal nº 7.587 de 29 de outubro de 2013.

O exercício da função de conselheiro é considerado de interesse público relevante e não será remunerado a qualquer título, ficando expressamente vedado o recebimento de qualquer gratificação, bonificação ou vantagem. O mandato de cada integrante é de dois anos, contados a partir da posse.

O evento contou com a presença dos novos membros e de autoridades, como o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, e a então presidente do Conselho, Maria Elizabeth dos Santos Catalani, que fizeram uso da palavra.

Após a posse, ocorreu a eleição da mesa diretora do Conselho. Foram eleitos Maria Elizabeth dos Santos Catalani (presidente), Albertino de Lima  (vice-presidente), Antônio Carlos Cândido da Cunha  (1º secretário) e César Diego de Souza Rosa (2º secretário).

PACTO ANTIRRACISTA

Em novembro do ano passado, a vice-prefeita Edna Flor esteve na sede do Ministério Público, em São Paulo, para assinar o termo do Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas.

“Araçatuba é a primeira cidade do estado de são Paulo e a 6ª no Brasil a conseguir a certificação no Sinapir (Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Racial), assim Araçatuba tem a condição de pleitear, através da administração e da sociedade civil, convênios e projetos em âmbito nacional e estadual e também a certifica positivamente - sobe para um ranking superior em relação a convênios com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, destacou o Valmir coordenador do Departamento de Gestão dos Conselhos Municipais.