As Residências Terapêuticas Beija-Flor e Violetas, de Araçatuba, receberam, na manhã desta quinta-feira (8), visita técnica das coordenadoras Profª Ariadine Pires e Profª Dra. Cibele Rodrigues, responsáveis pelos cursos de Nutrição e Direito do Unisalesiano, respectivamente. A ação integra uma iniciativa conjunta, que visa oferecer suporte multidisciplinar aos moradores das unidades.
Durante a visita, Ariadine e as professoras Bruna Raniel e Juliana Sedlacek reuniram-se com as cozinheiras das casas terapêuticas e com a coordenadora administrativa da Zatti Saúde, Deise Martins, para avaliar o cardápio atual. Foram discutidos os tipos de alimentos servidos, os horários das refeições e as necessidades alimentares específicas de residentes com restrições, como casos de diabetes.
CARDÁPIO QUALITATIVO
Segundo a coordenadora, o próximo passo será a definição de um cardápio qualitativo, com foco em equilíbrio nutricional e adaptação às condições de saúde dos moradores. Também pretende realizar, no ano que vem, uma avaliação nutricional individualizada dos residentes, para aprofundar o cuidado alimentar.
Já a coordenadora Profª Dra. Cibele, do curso de Direito, iniciou uma avaliação dos casos jurídicos envolvendo os residentes, especialmente no que diz respeito a benefícios sociais, como aposentadoria e pensão. Segundo ela, há situações em que os benefícios já estão implantados, mas são administrados por familiares que, por vezes, não destinam recursos suficientes ao bem-estar dos moradores. Em outros casos, o desafio está na ausência de documentação necessária para acessar os direitos.
“O objetivo é contribuir com a análise de concessões e revisões de benefícios, por meio do Escritório Modelo do Unisalesiano”, explica. Os casos serão estudados por alunos do estágio obrigatório, que atuarão sob supervisão para prestar apoio jurídico gratuito às residências.
Cada residência tem a capacidade de acolher até 10 moradores que passam por sofrimento psíquico. São pessoas institucionalizadas ou não, ou dependentes de substâncias psicoativas. O maior objetivo das casas é garantir o convívio social, a reabilitação psicossocial e o resgate da cidadania do sujeito.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).