Notícias

Artesã ensina jovem a ler e escrever no Caps Infantojuvenil de Araçatuba

Publicado em 27 de maio de 2025, às 14:22 Artesã ensina jovem a ler e escrever no Caps Infantojuvenil de Araçatuba

Um caderno guardado em um depósito, um lápis e uma borracha viraram a porta de entrada para um novo mundo para o adolescente J.C., de 16 anos, atendido pelo Caps-IJ (Centro de Atenção Psicossocial-Infantojuvenil) de Araçatuba.

 

Quando começou a ser acompanhado na unidade, ele não sabia ler e nem escrever. Quando frequentava a escola, enfrentava dificuldade de aprendizagem e tinha que lidar com o bullying dos colegas da turma.

 

Como resultado, J.C. desistiu de estudar e atualmente aguarda uma avaliação aprofundada sobre o seu déficit, antes de retornar às aulas. Enquanto isso, o jovem é atendido no Caps-IJ, que oferece terapias e oficinas.

 

Foi em uma dessas oficinas, com a artesã Edna Pereira Araújo, da Zatti Saúde, que J.C. viu a possibilidade de realizar um sonho: aprender a ler e escrever.

 

PRIMEIRAS LETRAS

Ao saber que o adolescente queria aprender a escrever, ela não hesitou: resgatou um caderno, preparou as primeiras letras e o convidou para uma aula leve, sem pressão, no ritmo dele.

 

“Eu sou uma pessoa que gosta de ajudar. Então, um dia ouvi dizer que ele (J.C.) tinha muita vontade de escrever, aprender a ler, porque ele não sabia. Achei que poderia pegar um caderno e oferecer para ele. Nada que seja forçado, mas dentro do contexto do que ele tem vontade”.

 

Segundo Edna, o adolescente chegou aos poucos para as aulas, meio tímido, ainda lidando com o abandono escolar e sua condição de vida. As aulas tiveram início no dia 15 de maio e a confiança que ele sentiu em Edna foi fundamental.

 

CONFIANÇA

“A confiança que ele tem em mim ajudou nesse processo de aprendizagem. Até porque ele vem das escolas, onde era ofendido pelos outros alunos. Não sou professora, não sou pedagoga; o meu interesse é realmente em fazer algo diferente para as pessoas, para cada criança que entra aqui e que possui uma necessidade”, afirmou Edna.

 

Desde então, com paciência e muito afeto, ela ensina as vogais, uma a uma, mostrando cada traço com o dedo, explicando o espaço entre as palavras, celebrando cada descoberta como uma grande vitória.

 

Para ela, o mais importante é que o adolescente esteja aprendendo não só a escrever, mas a confiar em si mesmo e nas pessoas. “Hoje, ele está mais bonito, mais arrumado, mais confiante. Ele entendeu que é importante”, diz Edna.

 

O aprendizado também é dela, que agora cursa Terapia Ocupacional, inspirada pela convivência com os jovens do Caps. “Mesmo sem ter formação, decidi começar. Quero ser útil de verdade para essas pessoas. É isso que me move.”

 

SOBRE A ZATTI SAÚDE

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.

 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e na Atenção Primária em Saúde (APS).

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites