A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo acaba de aprovar duas Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Araçatuba: a de Tecnologia, classificada como madura, e a de Biocombustíveis, validada como consolidada. O anúncio está no Resultado Prévio da Segunda Etapa do Processo de Reconhecimento das Cadeias Produtivas Locais, no âmbito do Programa SP Produz, no ano de 2025.
“Este resultado é um marco da força do ecossistema de inovação e de referência no agro, colocando a cidade no topo do desenvolvimento tecnológico regional e de alto nível de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico”, celebra o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader.
Para a diretora municipal de Inovação e Tecnologia, Mariana Lopes Tereza, “no caso da CPL de Tecnologia, o planejamento inclui metas claras, mapeamento dos processos e o uso de tecnologias digitais para integrar a cadeia produtiva”.
IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O assessor executivo de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, ressalta que a cadeia dos biocombustíveis reúne empresas e instituições ligadas à produção da cana-de-açúcar. “Com essa CPL de biocombustíveis, vamos impulsionar o desenvolvimento regional por meio da inovação e da competitividade. O modelo prioriza inovação, sustentabilidade e segue as diretrizes ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica.
O Programa SP Produz tem como objetivo incentivar o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento de cadeias produtivas locais. As CPLs são caracterizadas pela concentração de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor, que cooperam entre si e com instituições públicas e privadas para promover inovação, gerar empregos e compartilhar recursos.