Publicado em 23 de Novembro de 2023 às 13:04 Araçatuba se mobiliza no Dezembro Vermelho para conscientização sobre HIV/Aids e ISTs

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/Aids e Hepatites Virais, vai realizar uma série de atividades para marcar o Dezembro Vermelho. A iniciativa integra uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O município vai promover o 1º Simpósio sobre HIV/Aids, programado para o dia 1º de dezembro, no auditório da Secretaria da Educação, das 13h às 17h. Neste evento, profissionais de saúde, gestores e estudantes da área terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, interagir com colegas e atualizar-se sobre temas essenciais relacionados à saúde.

O evento contará com palestrantes destacados, abordando aspectos como a História do HIV, Protocolo de Diagnóstico e Tratamento pelo HIV, Estratégias de Prevenção contra HIV e outras Infecções, e Diagnóstico e Tratamento de IST por Abordagem Sindrômica.

No dia 2, o Centro Auxilium de Saúde abrirá suas portas para a população em geral, das 8h às 12h. O foco será divulgar a prevenção combinada nas ISTs, orientar sobre diagnóstico e tratamento precoce, e estimular o auto-cuidado. O evento oferecerá testes rápidos para HIV e Sífilis, aconselhamento sobre ISTs e Prevenção Combinada, distribuição de preservativos, gel lubrificante sexual, panfletos informativos e auto-teste de HIV.

DADOS
É crucial esclarecer que ter HIV não é o mesmo que ter aids. O HIV refere-se ao vírus da imunodeficiência humana, enquanto a aids é a síndrome resultante dessa infecção. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não são adotadas medidas preventivas.

No Brasil, desde 1996, todas as pessoas diagnosticadas com aids recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As ISTs, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são tratadas gratuitamente nos serviços de saúde do SUS.

A prevenção, destacando o uso do preservativo em todas as relações sexuais, é crucial. Além disso, a Prevenção Combinada envolve ações como diagnóstico e tratamento de ISTs, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, entre outras medidas.