A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba realizou, na última sexta-feira (28), uma oficina de contação de histórias na FAC-FEA para estudantes do curso de Pedagogia vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade integra as ações preparatórias para o Festival Literário de Araçatuba (Felita) 2026.
A formação foi ministrada pela orientadora pedagógica da Educação Infantil Gilda Alessandra da Trindade Pereira, a convite da supervisora de ensino e coordenadora institucional do PIBID, Andrea Alves da Silva Soares. O objetivo foi preparar os universitários para desenvolver ações de incentivo à leitura com crianças da Rede Municipal de Ensino, utilizando técnicas narrativas que tornam o momento da leitura mais lúdico e participativo.
Durante o encontro, a formadora apresentou estratégias práticas para a contação de histórias, com foco no despertar da sensibilidade, da criatividade e do interesse dos estudantes pelo universo literário. Por meio de demonstrações e dinâmicas de interação, os participantes puderam vivenciar métodos para explorar narrativas e adaptar os conteúdos ao ambiente escolar.
Festival
A iniciativa integra o planejamento do Felita 2026, que terá como tema “Entre páginas e telas, a leitura continua”. Ao promover a formação antecipadamente, o festival busca transformar as escolas em espaços de descoberta e prazer pela leitura, aproximando a produção acadêmica da realidade da educação básica.
O festival está confirmado para ocorrer de 19 a 24 de outubro. A programação dará continuidade ao trabalho iniciado nas salas de formação, levando as histórias contadas nas escolas ao grande palco do evento literário.