Com foco no fortalecimento do ambiente de negócios, a Prefeitura de Araçatuba participou, na sexta-feira (1º), do seminário “As questões da governança empresarial, boa-fé e inidoneidade na aquisição de insumos e o futuro com a Reforma Tributária”, promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em Campinas (SP).
A presença de representantes do município reafirma o compromisso da administração com o desenvolvimento industrial e a segurança jurídica dos empreendedores locais.
Araçatuba marcou presença com o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Arthur Bezerra de Souza Júnior, e com o procurador-geral do município, Fábio Henrique Nagamine. Ambos representaram Araçatuba nas discussões que reuniram lideranças jurídicas, empresariais e representantes do setor produtivo paulista.
Durante o encontro, o secretário Arthur Bezerra dialogou com integrantes do departamento jurídico do Ciesp, representantes do Poder Judiciário e com empresários, apresentando demandas e propostas voltadas à melhoria dos parques industriais da cidade. Ele reafirmou o empenho da gestão municipal em apoiar, de forma firme, o setor produtivo, promovendo ações de regularização fundiária e aprimoramento da infraestrutura industrial.
“Trata-se de uma oportunidade para o município acompanhar de perto os desdobramentos da reforma tributária e reforçar o compromisso com a legalidade e a boa-fé nas relações público privadas”, afirmou Arthur. “Essa participação só foi possível graças ao apoio do prefeito Lucas Zanatta, que tem se mostrado um grande aliado do setor empresarial e tem dado total respaldo para representar os interesses da indústria de Araçatuba junto a instituições como o Ciesp.”
MODERNIZAÇÃO
Segundo o secretário, que também é economista, a participação sinaliza o interesse da administração em modernizar os processos internos e promover maior segurança jurídica para os empreendedores instalados em Araçatuba. “Eu acredito firmemente no potencial da nossa indústria. Nosso papel, enquanto poder público, é criar um ambiente mais estável, transparente e eficiente para que os investimentos cresçam e os empregos se multipliquem”, afirmou.
O seminário teve como objetivo principal fomentar o debate técnico sobre governança empresarial e os impactos da nova legislação tributária. Entre os participantes estiveram nomes de peso, como Hélcio Honda, diretor titular jurídico do Ciesp; os desembargadores Heraldo de Oliveira Silva e Cesar Zalaf, do Tribunal de Justiça de São Paulo; além de especialistas como Valmir Caldana (diretor jurídico do Ciesp Campinas) e Rafael Quaiano, gerente de performance tributária da 3M.
GESTÃO
Arthur afirma ainda que, para a administração municipal, “o evento é mais um passo no processo de integração com entidades de classe e instituições técnicas, contribuindo para a qualificação da gestão pública e o fortalecimento de vínculos com o setor industrial.”
“A Prefeitura de Araçatuba tem reforçado, nos últimos meses, sua atuação junto ao empresariado local, buscando caminhos para destravar investimentos e garantir segurança jurídica nos distritos industriais, fortalecendo a economia e ampliando oportunidades de geração de emprego e renda”, destaca o secretário.