Araçatuba dá início, nesta sexta-feira (28), à Campanha Nacional Contra a Influenza 2025, distribuindo 5.300 doses da vacina em todas as unidades de saúde do município.
A cidade antecipou-se à estratégia de vacinação do Ministério da Saúde, que começará oficialmente 7 de abril, nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional programado para 10 de maio.
A partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, além de grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.
META
A meta da campanha é vacinar 90% dos integrantes de cada grupo prioritário, que incluem ainda puérperas, povos indígenas e quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica Municipal (Visam) de Araçatuba, Priscila Cestaro, a campanha é um convite para que toda a comunidade se mobilize e participe deste esforço nacional contra a influenza.
“A vacinação é a mais importante das medidas de saúde pública, pois visa reduzir complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza, além de diminuir a sobrecarga nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o acesso às vacinas para todos os grupos recomendados”, explica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a Influenza em 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B.