Agentes de Saúde de Araçatuba participam da SIPAT 2024

Publicado em 29 de Maio de 2024 às 16:14 Agentes de Saúde de Araçatuba participam da SIPAT 2024

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Controladores de Vetores de Araçatuba realizou, nesta quinta-feira (29), a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

A programação contou com abertura com mesa de autoridades, realizada no espaço cedido pela Igreja Aliança de Amor, no bairro Palmeiras. O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e o chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr. participaram da apresentação, junto à secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; a técnica em Segurança do Trabalho, Ieda Cavalheira; as diretoras Cristiane Camargo (Atenção Básica) e Priscila Cestaro (Vigilância Epidemiológica); os presidentes da CIPA dos ACEs, Guilherme dos Santos, e da CIPA dos ACS, Fabiano Alves Lopes.

A Sipat 2024 de Araçatuba ofereceu palestras com os temas Saúde Mental - relacionamento interpessoal e prevenção ao assédio no ambiente de trabalho; café da manhã e ginástica laboral, palestras sobre o uso de adornos em estabelecimentos de saúde; EPI e acidentes de trabalho e direção defensiva, além de sorteios de brindes.

As instituições que concederam palestras ao evento foram o Cerest - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador; Associação Mahatma Ghandhi; SSMT - Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho; e SMMU - Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba. A ginastica laboral foi coordenada pelo educador físico Fabiano Santos Lopes Flor.

“A prevenção de acidentes é o passo que damos como cuidadores do nosso próprio trabalho e dos que colaboram conosco. Assim como apreciamos e valorizamos as parcerias, somos também reconhecedores da importância do pensamento de colaboração e cuidado mútuo no trabalho, no intuito de garantir a inexistência ou minimização dos acidentes”, valorizou o prefeito Dilador Borges.