O Festival de Teatro de Araçatuba (Festara), um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade, foi aberto nesse sábado (20), no Teatro São João, com casa cheia. O evento, que chega a 21ª edição, marcou o início de uma semana de celebração às artes cênicas e o protagonismo dos artistas.
Correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba (Associata) e Zona Plural de Arte e Cultura, o evento tem o apoio do Sesc Birigui, Sesi, Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e Governo de São Paulo.
CENA TEATRAL
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, destacou que o festival é importante para a cidade pois democratiza o acesso à cultura, valoriza os artistas e fomenta a formação de plateia, fortalecendo a cena teatral. Ela também fez uma reverência aos agentes culturais pela resistência em produzir arte.
“Conheço esse festival desde quando nasceu e hoje, abrir a 21ª edição do Festara no palco do Teatro São João, esse símbolo da arte, e ver a potência que se tornou, me orgulha muito. A arte também é uma fonte de desenvolvimento econômico e a nossa missão é garantir que Araçatuba siga sendo um polo de produção cultural”, afirmou.
O diretor-geral do Festara, Caique Teruel, ressaltou que durante uma semana o festival transforma Araçatuba em um palco nacional da arte contemporânea, trazendo neste ano 27 atrações gratuitas ao público, ocupando diversos espaços da cidade.
“O Festara celebra o protagonismo dos artistas desde 2008, com os artistas propondo para a gestão pública esse festival que tomou uma proporção inimaginável e ocupa hoje a cidade inteira e tem uma potência, um poder gigantesco de difundir a arte”, disse.
A FALECIDA
A atração de estreia do Festara foi o espetáculo “A Falecida”, clássico de Nelson Rodrigues, protagonizada pela atriz Lucy Alves e os atores Sávio Moll, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Alan Ribeiro e Thiago Marinho. A peça foi apresentada em parceria com o Sesc Birigui.
A montagem trouxe ao público a história de Zulmira, portadora de tuberculose e moradora do subúrbio carioca, que sonha em ter um enterro luxuoso. Narrou o plano dela de se vingar da sociedade que zomba de sua condição de inferioridade, principalmente de Glorinha, sua prima com quem tem uma competição antiga.
FESTIVAL DE TEATRO
Até o dia 27 de setembro, a cidade vai respirar teatro com apresentações de grupos de Araçatuba, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Ribeirão Preto, Londrina e São José do Rio Preto, todas com entrada gratuita para a população. A programação do Festara conta ainda com oficinas formativas e pontos de encontros.