O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Araçatuba emitiu, na segunda-feira (24), a lista final de propostas aprovadas pela 11ª Conferência Municipal de Saúde de Araçatuba. O evento foi realizado em 15 de março com o tema “O Impacto das Emergências em Saúde Pública nas Condições de Saúde da População e no Sistema de Saúde”.
Segundo o relato do Comus, o evento contou com cerca de 120 participantes, que elegeram cinco propostas de cada um dos quatro eixos temáticos propostos. Essas propostas serão destinadas para compor o Plano Municipal de Saúde (PMS) e o Plano Plurianual (PPA) 2026/2029.
PRATICIDADE
Segundo o presidente do Comus, Albertino de Lima, a praticidade dos meios eletrônicos para os processos de inscrição, credenciamento e votação foi determinante para a celeridade dos resultados dessa Conferência Municipal.
“Fizemos as inscrições e o credenciamento dos participantes on-line. Isso diminuiu filas. A votação das propostas foi feita via QR Code, e isso agilizou o processo e contribuiu para que o resultado saísse na Plenária Final”, celebra Lima.
Os eixos temáticos da 11ª Conferência Municipal de Saúde foram:
- Eixo I - Atenção Básica: Articulando com Urgência/Emergência e Atenção Especializada na Produção do Cuidado;
- Eixo II - Qualificação do Programa de Imunização: Melhoria da Cobertura Vacinal;
- Eixo III - Impacto da Judicialização na Saúde e na Gestão Municipal;
- Eixo IV - Gestão Participativa: Participação Efetiva das Equipes de Gestão, Trabalhadores e Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde.