Atrativos Turísticos

Nossos atrativos turísticos oferecem experiências únicas
para todos os gostos e interesses.
Praça Rui Barbosa - Praça do Boi

A Praça Rui Barbosa antigamente conhecida como Praça Cristiano Olsen e Praça do Boi Gordo é uma praça histórica localizada na cidade de Araçatuba. É nacionalmente conhecida por dar a alcunha de Cidade do Boi Gordo. Isso deve-se às negociações que ocorreram por mais de 30 anos, envolvendo a compra e venda de gado. Os pecuaristas se reuniam na praça e realizavam suas vendas de terra e também definiam o preço da arroba do boi em todo o Brasil.[1] Apresenta grande circulação de pessoas pois é área central do município de Araçatuba e está próximo ao calçadão, local de densa quantidade de lojas de serviços.

História

O desenho arquitetônico da Praça Rui Barbosa foi influenciado pela Praça Charles de Gaulle (algumas fontes referem a Praça da Concórdia) localizada na cidade de Paris na França e sua origem,controversa, confunde-se com o surgimento da cidade de Araçatuba. Antigamente seu nome era Largo Cristiano Olsen para homenagear o agrimensor Cristiano Olsen que fora assassinado por índios caingangues no ano de 1910. Os arquivos históricos não permitem estabelecer quando a Praça ficou como hoje está, todavia em 1912, foi criado o traçado urbanístico do vilarejo e a área ocupada pela Praça foi roçada por ordem da Prefeitura de Penápolis. Depois, um incêndio destruiu o traçado original e tudo teve de ser refeito no ano de 1914. Até 1917 no local da Praça Rui Barbosa estava o América Futebol Clube. No ano de 1924 já estava remodelada e teve seu nome alterado pelo prefeito Hermílio de Magalhães Pinto (que mais tarde fora assassinado na Praça), passando a chamar-se Praça Rui Barbosa em homenagem a Rui Barbosa que morreu naquele ano. O documento de alteração do nome da Praça encontra-se no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.

A fonte do local era considerada um cartão-postal de Araçatuba e em 2010, após passar um período desligada voltou a funcionar. Esta já foi demolida e construída algumas vezes.

Até o ano 2000, ao redor da praça, ficavam vendedores ambulantes. Posteriormente eles foram transferidos para um "camelódromo".

Reforma

Em 8 de junho de 2012 foi iniciada uma reforma na praça com eliminação de seus elementos verticais.O calçamento foi trocado, elementos de acessibilidade foram incluídos, além da jardinagem e iluminação. A fonte voltou a funcionar.

Centro, Araçatuba
Avaliação do público:

Faça sua Avaliação

Como foi sua experiência no local?

Obrigado!
Seja o primeiro a avaliar.
Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora